A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Vai viajar para os Estados Unidos? Shutdown pode estragar os planos
A paralisação pode afetar voos nas próximas semanas, mesmo que termine o shutdown. Saiba o que deve fazer se pretende viajar para os EUA.
Os viajantes terão menos opções de voo para os Estados Unidos a partir de sexta-feira, uma vez que a Administração Federal da Aviação (FAA na sigla original) vai impôr cortes nos horários em 40 dos principais aeroportos para aliviar a pressão sobre os controladores de tráfego aéreo durante o encerramento (shutdown) recorde do governo.
Cancelamentos de voos nos EUA devido à paralisação do governo afetam aeroportos e viagens
AP Photo/Matt Rourke
O seu aeroporto está na lista?
Há uma boa hipótese de ser. A lista abrange mais de duas dúzias de estados e inclui o aeroporto mais movimentado dos Estados Unidos, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta, na Geórgia, bem como os principais aeroportos de Anchorage, Boston, Denver, Honolulu, Las Vegas, Miami, São Francisco, Salt Lake City, Boston e Anchorage. Em algumas áreas metropolitanas, incluindo Nova Iorque, Houston, Chicago e Washington, vários aeroportos serão afetados. As reduções ocorrem entre as 6h e as 22h, hora local, e afetam todas as companhias aéreas comerciais, de acordo com a FAA.Quanto tempo é que vai durar a situação?
É difícil dizer. Mesmo que a paralisação termine em breve, a FAA afirmou que não levantaria as restrições de voo até que o pessoal das torres de controlo dos aeroportos e do centro regional de tráfego aéreo tornasse seguro fazê-lo."Vai ser preciso tempo para resolver isto", disse Michael Johnson, presidente da Ensemble Travel, uma associação de agências de viagens dos EUA e do Canadá. É por isso importante planear com antecedência - quer já tenha reservado os voos ou esteja apenas a começar a fazer planos de viagem para as férias. Esperava-se que os passageiros fossem notificados pelas companhias aéreas na quinta-feira se os seus voos haviam sido cancelados. Mas é recomendado consultar a aplicação da sua companhia aérea ou um site de rastreio de voos para obter atualizações antes de partir para o aeroporto. As companhias aéreas afirmam que estão a tentar minimizar o impacto sobre os seus clientes, mas alguns verão os seus planos de viagem para o fim de semana interrompidos sem aviso prévio. A United Airlines, por exemplo, afirma que concentrará os cortes nas suas rotas regionais que utilizam aviões mais pequenos.O seu voo foi cancelado. E agora?
"Respire fundo. Não entrem em pânico", disse Johnson. "Há opções disponíveis. Podem não ser as ideais e podem ser inconvenientes, mas há opções."Poed obter um reembolso ou uma indemnização?
As companhias aéreas serão obrigadas a efetuar reembolsos totais, de acordo com a FAA, mas não são obrigadas a cobrir custos secundários, como alimentação e alojamento em hotel, a menos que um atraso ou cancelamento resulte de um fator que esteja sob o controlo das companhias aéreas, de acordo com o Departamento de Transportes. Também pode consultar o site do Ministério dos Transportes para ver o que a sua companhia aérea promete em termos de reembolsos ou outros custos se o seu voo for cancelado ou atrasado.Deve ficar em casa durante as férias?
Não necessariamente Talvez precise de um pouco mais de planeamento e flexibilidade do que o habitual. Um conselheiro de viagem pode ajudá-lo a aliviar o stress e um seguro de viagem pode dar-lhe uma rede de segurança adicional. Johnson também alertou para o facto de os voos poderem esgotar rapidamente quando o encerramento terminar. "Haverá uma onda de atividade de reservas", disse. "Por isso, tentem antecipar-se e certifiquem-se de que estão protegidos. "Outros conselhos
Viajar com pouca bagagem. Limitar a bagagem a uma mala de mão significa menos uma fila no aeroporto e, se os seus planos mudarem inesperadamente, já terá tudo consigo. Seja simpático. É provável que os agentes da companhia aérea também estejam a ajudar outros viajantes frustrados e gritar não os vai tornar mais dispostos a ajudar. Lembre-se, os cancelamentos não são culpa deles. "Uma pitada extra de bondade para consigo e para com os outros nesta altura do ano, com todas as perturbações, é muito importante", disse Johnson.Artigos Relacionados
Tópicos
Governo
Salários e benefícios
Transportes
Empresas
Estados Unidos
Michael Johnson
Chicago
Nova Iorque
Anchorage
Ministério dos Transportes do Brasil
United Airlines
Artigos recomendados
As mais lidas
Tom Cruise abandona apartamento de 35 milhões em Londres após assalto a loja da Rolex nas proximidades
01 de fevereiro de 2026 às 18:13Luana Augusto
Comandante Nacional da Proteção Civil ausentou-se do País durante crise de tempestades
03 de fevereiro de 2026 às 19:36Alexandre R. Malhado
Mau tempo. Ministro Leitão Amaro faz vídeo de autopromoção a gerir crise
30 de janeiro de 2026 às 10:30Marco Alves
A teia de negócios do cunhado do ministro Leitão Amaro
03 de fevereiro de 2026 às 18:58Carlos Rodrigues Lima
Dina ou Margarida. Uma delas será a próxima primeira-dama
05 de fevereiro de 2026 às 07:00Alexandre R. Malhado