Secções
Entrar

Ucrânia: Zelensky na Suécia para pedir mais armas aos países nórdicos

Lusa 31 de maio de 2024 às 10:52

Zelensky anunciou que se vai reunir com os chefes de Estado e de Governo da Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia, e assinar três acordos de segurança na terceira cimeira Ucrânia-Norte da Europa.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que se deslocou esta sexta-feira à Suécia para solicitar aos cinco aliados nórdicos mais armamento para fazer face à ofensiva russa.

Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

"As nossas principais prioridades são garantir mais sistemas de defesa aérea para a Ucrânia", disse Zelensky nas redes sociais, citado pela agência francesa AFP.

O líder ucraniano disse que procurará também garantir "projetos conjuntos na indústria de defesa", armas para o exército da Ucrânia e "esforços para forçar a Rússia a fazer a paz".

Zelensky anunciou que se vai reunir com os chefes de Estado e de Governo da Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia, e assinar três acordos de segurança na terceira cimeira Ucrânia-Norte da Europa.

A Ucrânia tornar-se-á "mais forte graças ao apoio dos nossos aliados (...) e aos novos acordos de segurança", acrescentou.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse que serão dados "passos importantes" na cimeira para fortalecer a cooperação entre os países nórdicos como parte do apoio à Ucrânia.

A visita acontece dois dias depois de a Suécia ter prometido 13,3 mil milhões de coroas (1,16 mil milhões de euros, ao câmbio atual) em ajuda militar à Ucrânia.

Trata-se do maior pacote de ajuda da Suécia desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Desde o início da guerra, os países nórdicos apoiaram a Ucrânia em mais de 17 mil milhões de euros, disse a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, num comunicado.

"Temos de acelerar a produção de armas", mas também ajudar a Ucrânia "a produzir o que é necessário para se defender", afirmou Frederiksen.

A Ucrânia está a enfrentar uma violenta ofensiva russa na região de Kharkiv, no nordeste do país, depois de ter falhado uma contraofensiva lançada por Kiev no verão passado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela