Secções
Entrar

Trump vai impor tarifas aduaneiras à Colômbia depois de cortar ajuda financeira

Lusa 20 de outubro de 2025 às 07:54

As tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a Colômbia voltaram a aumentar este domingo, depois de Trump anunciar o fim da ajuda financeira ao país sul-americano, por alegada inação na luta contra o narcotráfico.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste domingo que planeia impor tarifas à Colômbia, após ordenar a suspensão da ajuda financeira ao país, acusando o seu Presidente, Gustavo Petro, de ser um "líder do narcotráfico".
Trump planeia viagem ao Médio Oriente; acordo de paz está para breve AP Photo/Evan Vucci
Trump confirmou à imprensa, a bordo do avião Air Force One, as palavras do senador republicano Lindsey Graham, que horas antes havia assegurado, na rede social X, que a Casa Branca está a preparar tarifas para a Colômbia. "Li a declaração do senador Graham e ela está correta", afirmou Trump. Na sua mensagem, Graham revelou que tinha mantido uma conversa com o Presidente norte-americano e que este lhe tinha explicado que iria anunciar este domingo ou na segunda-feira a imposição de taxas aduaneiras ao país andino. "O Presidente Trump é mais duro do que qualquer outro presidente na nossa história e informou-me que vai atacar a Colômbia, não apenas os seus narcotraficantes, mas também onde mais dói: no bolso. Ele anunciará importantes tarifas contra a Colômbia, hoje ou amanhã", escreveu Graham. "Aqueles que continuarem envolvidos no narcoterrorismo contra os Estados Unidos pagarão um preço muito alto. Muito bem, Presidente Trump!", acrescentou o senador. As tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a Colômbia voltaram a aumentar este domingo, depois de Trump anunciar o fim da ajuda financeira ao país sul-americano, por alegada inação na luta contra o narcotráfico, e acusou Gustavo Petro de ser "um líder do narcotráfico". Petro, que intensificou as críticas a Trump desde que este ordenou, em agosto, um destacamento militar no Caribe, sob o pretexto de combater o narcotráfico, classificou o inquilino da Casa Branca de "grosseiro e ignorante em relação à Colômbia" e defendeu-se, autoproclamando-se "o principal inimigo que o narcotráfico teve" no país. Trump ameaçou em janeiro passado impor tarifas de 25% à Colômbia pela recusa de Petro em receber dois voos de migrantes deportados, mas o Presidente colombiano acabou por ceder. Desde abril, os Estados Unidos aplicam uma base tarifária de 10% à Colômbia, assim como à maioria dos países latino-americanos, como parte da guerra comercial iniciada pelo líder republicano.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela