Secções
Entrar

Trump espera saber em duas semanas se Putin quer acabar a guerra

Lusa 28 de maio de 2025 às 20:04

"Não estamos satisfeitos com esta situação", reconheceu.

O presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu hoje que dentro de "duas semanas" saberá se o seu homólogo russo, Vladimir Putin, quer pôr fim à guerra na Ucrânia e advertiu que agirá de forma "um pouco diferente".

"Não estamos satisfeitos com esta situação", reconheceu, perante os meios de comunicação social na Sala Oval da Casa Branca, onde antecipou que, nesse prazo, dará a conhecer as medidas que os Estados Unidos irão tomar.

"As palavras falarão por si", afirmou.

No entanto, Trump preferiu não mencionar que medidas concretas estão a ser consideradas para punir a Rússia e indicou que impor mais sanções poderia "arruinar" a possibilidade de um eventual acordo de negociação.

"Vamos descobrir se ele está a enganar-nos ou não e, se for o caso, agiremos de forma um pouco diferente", disse Trump, que se tem mostrado cada vez mais frustrado com o estado em que se encontra um conflito que prometeu resolver nas 24 horas seguintes à sua tomada de posse como Presidente dos Estados Unidos.

Nos últimos dias, Trump endureceu o tom e advertiu Putin de que "está a brincar com o fogo" e acusou-o de "estar louco", à medida que os ataques russos à Ucrânia continuam.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela