Secções
Entrar

Trump diz que condenação de Bolsonaro é “semelhante ao tentado" consigo nos EUA

Lusa 11 de setembro de 2025 às 23:01

Presidente do Brasil foi esta quinta-feira condenado por tentativa de golpe de Estado.

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que a Jair Bolsonaro é “muito semelhante ao que tentaram fazer” consigo nos Estados Unidos. 
A reação de Donald Trump ao noivado de Taylor Swift e Travis Kelce
"É muito surpreendente que isto tenha acontecido. É muito semelhante ao que tentaram fazer comigo", acusou o presidente norte-americano, em referência aos seus próprios problemas legais no passado, que tem classificado como "uma caça às bruxas", sugerindo motivações políticas e instrumentalização da Justiça pelo seu antecessor.  "Conheci [Bolsonaro] como presidente do Brasil. Era um bom homem", acrescentou à imprensa Donald Trump, que nas últimas semanas moveu intensa pressão sobre a Justiça brasileira em apoio a Bolsonaro.   O presidente do coletivo de juízes da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal do Brasil votou esta quinta-feira pela punição de Jair Bolsonaro por golpe de Estado, confirmando assim condenação do ex-presidente brasileiro.  “A prova dos autos permite concluir que os acusados objetivavam romper com o Estado democrático de Direito, valendo-se deliberadamente da condição expressa e um desejado uso do poder das Forças Armadas. Havia clara divisão de tarefas”, afirmou Cristiano Zanin.  Somados todos os crimes, a pena pode chegar até 43 anos de prisão.  Frequentemente apelidado de ‘Trump dos Trópicos’, Bolsonaro elegeu, enquanto presidente do Brasil (2019-2022), o magnata republicano como a sua principal referência política internacional.    Ambos os líderes foram figuras destacadas num movimento populista global de direita e frequentemente elogiavam-se mutuamente.  Após a derrota de Bolsonaro nas eleições brasileiras de 2022 e os posteriores problemas judiciais, Trump apoiou-o publicamente por diversas vezes.   O presidente norte-americano classificou mesmo os processos judiciais contra Bolsonaro de "caça às bruxas", expressão que tem usado para os próprios casos que o visaram nos Estados Unidos.  Num esforço para pressionar o Brasil em relação à situação jurídica de Bolsonaro, nas últimas semanas tomou ainda medidas como impor tarifas sobre produtos brasileiros e sancionar autoridades judiciais brasileiras. 
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela