Secções
Entrar

Trump despede-se de Musk classificando-o como um dos "maiores inovadores do mundo"

Lusa 30 de maio de 2025 às 21:16

O magnata declarou que deixa o seu trabalho temporário na Casa Branca, como responsável pelo corte de gastos do Governo, mas continuará a aconselhar o chefe de Estado, que descreveu como um amigo.

O presidente norte-americano, Donald Trump, realizou esta sexta-feira um ato oficial para assinalar a saída do magnata da tecnologia Elon Musk do seu cargo no Governo, classificando-o como "um dos maiores e mais inovadores líderes empresariais que o mundo produziu".

"Ele ofereceu-se para pôr o seu grande talento ao serviço do nosso país, e nós agradecemos isso. E só quero dizer que Elon trabalhou incansavelmente, ajudando a liderar o programa de reforma governamental mais radical e de maior alcance em gerações", declarou Trump na Sala Oval da Casa Branca, numa aparição pública conjunta com Musk, que dirigiu o polémico Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

O presidente dos Estados Unidos saudou a missão do patrão da Tesla e da SpaceX de reduzir a despesa pública, afirmando que o homem mais rico do mundo desencadeou uma "mudança colossal" e condenando os "revoltantes ataques, as calúnias e as mentiras" que, segundo ele, foram dirigidos a Elon Musk.

AP Photo/Evan Vucci

Por sua vez, o magnata declarou que deixa o seu trabalho temporário na Casa Branca, como responsável pelo corte de gastos do Governo, mas continuará a aconselhar o chefe de Estado, que descreveu como um amigo. "Continuarei a visitá-lo e a ser um amigo e conselheiro do presidente. Estou ansioso por voltar a estar nesta sala incrível", afirmou, na conferência de imprensa na Sala Oval, ao lado de Trump.

O homem mais rico do mundo explicou que está a deixar o Governo, porque o seu contrato temporário de 130 dias está a terminar, mas sublinhou que "isto não é o fim do DOGE", o departamento que criou para "emagrecer" a administração federal, cortando programas financiados pelo Estado em todos os setores, da ajuda humanitária ao ensino superior, e despedindo funcionários públicos.

"A equipa do DOGE vai tornar-se mais forte com o tempo. A influência do DOGE continuará a crescer. É como uma espécie de budismo. É como um modo de vida", declarou.

O CEO da Tesla e da SpaceX afirmou que o trabalho do gabinete que liderou até agora atingiu 160 mil milhões de dólares (140 mil milhões de euros) de poupanças para o país e estimou que em breve serão alcançados 200 mil milhões de dólares (176 mil milhões de euros).

Musk anunciou na quinta-feira a sua saída definitiva do Governo republicano de Trump, um dia depois de criticar o grande plano fiscal do Presidente que, segundo ele, aumentará o défice público e porá em perigo os resultados do DOGE.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela