Tempestade Eunice já provocou 13 mortos e danos materiais
Foram registadas mortes na Polónia, Alemanha, Países Baixos, Inglaterra, Bélgica e Irlanda. Os ventos e chuvas fortes provocaram danos em vários edifícios e veículos, ondas gigantes e a queda de árvores.
A tempestade Eunice, que continua a afetar o noroeste da Europa, provocou, pelo menos, 13 mortes e vários danos materiais no Reino Unido, Bélgica, França, Luxemburgo, Dinamarca, Polónia e nos Países Baixos.
Até ao momento foram registadas mortes na Polónia (duas pessoas) e na Alemanha (duas mortes), nos Países Baixos (quatro), em Inglaterra (três), Bélgica (uma) e Irlanda (uma).
Os ventos e chuvas fortes provocaram danos em vários edifícios e veículos, ondas gigantes e a queda de árvores.
"Existe o risco de rajadas de força violenta, com um máximo entre 100 e 115 quilómetros por hora", avisaram os serviços meteorológicos alemães, notando que podem verificar-se telhados danificados e árvores arrancadas.
Centenas de voos, comboios e ferries já foram cancelados no noroeste da Europa face à tempestade.
De acordo com o serviço de meteorologia britânico Met Office, as operações de limpeza devem ser suspensas devido ao vento.
Pelo menos, 400.000 casas permanecem hoje sem eletricidade no país e as seguradoras estimam danos de 300 milhões de libras (aproximadamente 360 milhões de euros).
Cerca de 194.000 pessoas estão na mesma situação na Polónia, segundo as autoridades locais e várias ligações ferroviárias foram suspensas.
A tempestade Eunice é a segunda a atingir a Europa esta semana, com a primeira a ter provocado a morte a pelo menos cinco pessoas na Alemanha e na Polónia.
Com Lusa
Edições do Dia
Boas leituras!