Secções
Entrar

Tempestade Eunice já provocou 13 mortos e danos materiais

Diogo Barreto 19 de fevereiro de 2022 às 14:47

Foram registadas mortes na Polónia, Alemanha, Países Baixos, Inglaterra, Bélgica e Irlanda. Os ventos e chuvas fortes provocaram danos em vários edifícios e veículos, ondas gigantes e a queda de árvores.

A tempestade Eunice, que continua a afetar o noroeste da Europa, provocou, pelo menos, 13 mortes e vários danos materiais no Reino Unido, Bélgica, França, Luxemburgo, Dinamarca, Polónia e nos Países Baixos. 

Reuters

Até ao momento foram registadas mortes na Polónia (duas pessoas) e na Alemanha (duas mortes), nos Países Baixos (quatro), em Inglaterra (três), Bélgica (uma) e Irlanda (uma).

Os ventos e chuvas fortes provocaram danos em vários edifícios e veículos, ondas gigantes e a queda de árvores.

"Existe o risco de rajadas de força violenta, com um máximo entre 100 e 115 quilómetros por hora", avisaram os serviços meteorológicos alemães, notando que podem verificar-se telhados danificados e árvores arrancadas.

Centenas de voos, comboios e ferries já foram cancelados no noroeste da Europa face à tempestade.

De acordo com o serviço de meteorologia britânico Met Office, as operações de limpeza devem ser suspensas devido ao vento.

Pelo menos, 400.000 casas permanecem hoje sem eletricidade no país e as seguradoras estimam danos de 300 milhões de libras (aproximadamente 360 milhões de euros).

Cerca de 194.000 pessoas estão na mesma situação na Polónia, segundo as autoridades locais e várias ligações ferroviárias foram suspensas.

A tempestade Eunice é a segunda a atingir a Europa esta semana, com a primeira a ter provocado a morte a pelo menos cinco pessoas na Alemanha e na Polónia.

Com Lusa

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela