Secções
Entrar

Sondagens à boca da urna não permitem antecipar o vencedor na Alemanha

Diogo Barreto 26 de setembro de 2021 às 17:28

SPD e CDU surgem à frente com cerca de 25% dos votos. Verdes são o segundo partido mais votado. Die Linke pode até nem chegar a entrar no Parlamento.

As urnas na Alemanha fecharam e já são conhecidas as primeiras sondagens à boca das urnas. De acordo com a sondagem levada a cabo para a Deutsche Welle, verifica-se um empate técnico entre a CDU e o SPD, ficando ainda em aberto quem será o sucessor de Angela Merkel: se Armin Laschet ou Olaf Scholz.

Sean Gallup/Getty Images

Antecipam-se várias semanas de negociações para formar uma coligação governativa. As contas ainda são difícieis, mas o cenário de uma grande coligação exclusivamente à esquerda (SPD, Die Linke e Verdes) parece afastada, já que o Die Linke obteve apenas 5% dos votos, o que não deve permitir reunir o número de deputados suficiente para ajudar Scholz e Baerbock a formarem governo.

A ARD mostra que tanto CDU como SPD têm ambos 25% dos votos, o mesmo que a da Deutsche Welle. Já as sondagens da ZDF dão 26% ao SPD e 24% à CDU. Os Verdes variam entre os 14% e os 15%, sendo o terceiro partido mais votado, seguido pelo Partido Liberal Democrata (11% ou 12%). O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha tem entre 10% e 11% e o partido mais à esquerda, o Die Linke, cerca de 5%.

A confirmarem-se estes resultados, será o pior resultado de sempre da CDU e o melhor de sempre para os Verdes.

Em 2017, o SPD teve o seu pior resultado de sempre, 20,5%, tendo uma votação muito mais expressiva nestas eleições que vão ditar o sucessor de Angela Merkel.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela