Sábado – Pense por si

Rita Rato Nunes

Friedrich Merz. O homem que se segue na Alemanha?

Bem posicionado nas sondagens, forte candidato a ser o próximo chanceler alemão, o líder da União Democrata-Cristã (CDU) pressiona a antecipação das eleições, com o país mergulhado numa crise política

Merkel
Sara Capelo

Pós-Merkel: Coligações cozinhadas a cerveja e caril

Sem maiorias, os alemães podem demorar quatro meses até chegarem a uma solução de governo, que se define pelas cores de bandeiras e até de frutas: para já, só os “cítricos” estão a negociar.

Tiago Carrasco

Olaf Scholz ou Armin Laschet: Qual dos discípulos de Merkel vai rir por último?

Os partidos liderados por Scholz e Laschet cruzaram a linha da meta lado a lado nas eleições de ontem. Só após meses de negociações com outros partidos se vai saber qual deles vai ser o novo chanceler alemão. O social-democrata é um tecnocrata seco mas competente, o conservador comete mais erros, embora melhor a formar alianças. São ambos próximos de Merkel.

Tiago Carrasco

Armin Laschet, um trapalhão resiliente

Gaffes do líder da CDU arruinaram-lhe o favoritismo nestas eleições, apesar da sua tendência para as ganhar mesmo quando é desvalorizado.

Conservadores querem formar governo na Alemanha

"Faremos o nosso melhor para formar um governo sob a liderança da CDU", declarou Armin Laschet, destacando que a ala conservadora alemã não pode "ficar satisfeita" com o recuo nas eleições.

Tiago Carrasco

Depois de Merkel, a incerteza

Há muito que os alemães não viviam uma eleição federal tão disputada e um futuro político incógnito. Os socialistas do SPD partem para o sufrágio com uma ligeira vantagem após terem sido dados recentemente como um partido acabado. Esperam-se longas e imprevisíveis negociações para a formação de uma coligação governamental.

Lusa

Angela Merkel apela a um voto pelo "futuro" da Alemanha

"É sobre o seu futuro, o futuro dos seus filhos e o futuro dos seus pais, e é apenas a cada quatro anos que têm a oportunidade de decidir a nível federal quem deve moldar esse futuro, em Berlim", disse a chanceler.

João Carlos Barradas

Angela Merkel no purgatório

A primeira mulher à frente de um partido na Alemanha e também a primeira chanceler diz adeus ao governo depois de 16 anos. Estas foram as suas conquistas, derrotas e frustrações.

Maria Henrique Espada

O senhor Scholz vai para Berlim?

Numa inesperada reviravolta de última hora, o político a quem a imprensa chamou “autómato” passou para a frente na corrida. Olaf quem?

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.