Secções
Entrar

Rússia ataca Kiev depois de ter prometido vingança por ataques ucranianos 

Débora Calheiros Lourenço 06 de junho de 2025 às 10:17

Zelensky afirmou que aqules que não pressionam a Rússia a acabar com a guerra são "cúmplices e responsáveis", já Trump referiu na quarta-feira que pode ser melhor deixar os dois países "lutarem durante algum tempo" em vez de tentarem alcançar já a paz.  

A Rússia lançou um intenso ataque com mísseis e drones contra Kiev durante a noite, matando pelo menos quatro pessoas, depois de Vladimir Putin ter prometido responder à Operação Spider Web, lançada pelos ucranianos na segunda-feira.  

Evgeniy Maloletka/ AP

Volodymyr Zelensky afirmou esta sexta-feira que a Rússia lançou mais de 400 drones e 40 mísseis e reforçou o pedido para que os seus aliados pressionem o Kremlin: "Se alguém não pressiona e dá mais tempo à guerra para tirar vidas, é cúmplice e responsável. Precisamos de agir".  

Também o comissário para os direitos humanos, Dmyrto Lubinets, exigiu uma resposta internacional. No Telegram referiu que "a Rússia está a agir como terrorista, atacando sistematicamente infraestruturas civis", por isso "o mundo tem de responder com clareza e tomar medidas concretas, incluindo a condenação das ações do agressor".  

A capital ucraniana foi um dos pontos do país atingido pelos ataques desta noite, causando incêndios em prédios residenciais e forçando o metro a encerrar depois de uma estação ter sido atingida. Quatro pessoas acabaram por morrer em Kiev e outras vinte ficaram feridas, 16 das quais foram hospitalizadas. O presidente da câmara Vitali Klitschko avançou que as "operações de busca e salvamento estão em andamento em vários locais".  

Segundo o Ministério do Interior, três das quatro vítimas eram bombeiros do serviço de emergência público que acabaram por morrer enquanto tentavam prestar auxílio: "Estavam a trabalhar sob fogo para ajudar as pessoas", pode ler-se no comunicado publicado pelo ministério. 

Os ataques desta noite incluíram mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro, mísseis Kalibr e centenas de drones.  

Um bloco residencial no distrito de Solomianskiy sofreu graves danos nos andares superiores. As janelas ficaram completamente destruídas, assim como as varandas, e muitas das paredes externas caíram. Esta manhã mais de duas mil famílias da zona leste da capital continuam sem eletricidade. 

Os ataques ocorreram depois da Rússia prometer vingar-se da Ucrânia depois da Operação Spider Web (ou teia de aranha em português), que lançou centenas de drones sob território russo na segunda-feira e segundo a Ucrânia danificou ou destruiu 41 aeronaves além de navios de guerra russos estacionados no Mar Negro.  

Na quarta-feira Putin falou com Donald Trump ao telefone e garantiu que a Rússia estava a preparar uma resposta à operação. Depois da conversa o presidente dos Estados Unidos referiu aos jornalistas que o melhor pode ser deixar os dois países "lutarem durante algum tempo" em vez de tentarem alcançar já a paz.  

Os ataques atingiram também outras partes do país, na cidade ocidental de Ternopil dez pessoas ficaram feridas e na região central de Poltacva outras três depois de ataques a prédios públicos, armazéns e um café.  

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela