Secções
Entrar

Quase 50 crianças mortas este ano na Cisjordânia, alerta Agência da ONU

Lusa 25 de novembro de 2025 às 08:41

Em outubro passado, a violência israelita na Cisjordânia atingiu níveis recorde, como confirmou a própria UNRWA, que começou a investigar os ataques de colonos israelitas em 2013.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) reportou esta terça-feira a morte de quase 50 crianças em 2025 devido ao que descreveu como a "pior crise humanitária" em décadas na Cisjordânia.
cisjordânia AP Photo/Majdi Mohammed
A agência alertou num comunicado divulgado nas redes sociais. que "47 crianças foram mortas este ano e mais de 12 mil "permanecem deslocadas à força" devido à violência e à crise. “Todas as crianças merecem dignidade e um futuro. A UNRWA continua a proteger as crianças refugiadas palestinianas, bem como o seu direito à educação, à saúde e a outros direitos básicos", declarou. Em outubro passado, a violência israelita na Cisjordânia atingiu níveis recorde, como confirmou a própria UNRWA, que começou a investigar os ataques de colonos israelitas em 2013. A agência estima que, só em outubro, os colonos tenham destruído cerca de 3.000 oliveiras, cruciais para a economia palestiniana em dificuldades. A comissão palestiniana encarregada de recolher dados sobre a violência israelita na Cisjordânia, a Comissão do Muro e dos Assentamentos, estimou que os colonos perpetraram mais de 140 ataques contra agricultores ou explorações agrícolas desde agosto.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela