Secções
Entrar

Presidente sul-coreano declara lei marcial e aponta o dedo à oposição

Jornal de Negócios 03 de dezembro de 2024 às 14:28

O presidente da Coreia do Sul anunciou a instauração da lei marcial num discurso ao país transmitido esta manhã na televisão sul-coreana.

O Presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, declarou a imposição da lei marcial no país esta terça-feira, num discurso à nação transmitido pela televisão.

O chefe de Estado justificou a medida com a acusação de que o principal partido da oposição simpatiza com o regime da Coreia do Norte e participa em atividades "anti-Estado". Yoon não detalhou que medidas seriam aplicadas.

O Presidente referiu-se a uma moção do Partido Democrático, maior força da oposição e que detém uma maioria parlamentar, para destituir altos responsáveis da Justiça e chumbar a proposta de Orçamento do Estado do governo.

"Para proteger uma Coreia do Sul liberal das ameaças das forças comunistas da Coreia do Norte e para eliminar elementos anti-Estado... Declaro a lei marcial de emergência", anunciou num discurso transmitido em direto.

Num tom extremamente duro, Yoon classificou as posições da oposição como "comportamentos claramente anti-Estado que visam incitar a rebelião" e acrescentou que as ações do Partido Democrático "paralisaram o funcionamento do Estado e tornaram a Assembleia Nacional num antro de criminosos".

O presidente do Parlamento estará a caminho da Assembleia Nacional e planeia convocar uma reunião plenária, segundo a estação televisiva YTN. A agência noticiosa Yonhap avança, contudo, que a entrada no Parlamento está bloqueada e que os deputados estão impedidos de entrar.

O chefe de Estado acusou a oposição de transformar a nação num "paraíso de droga" e criar um estado de desordem que prejudica a segurança pública e o nível de vida. 

"A Assembleia Nacional tornou-se um monstro minando a democracia liberal e a nação está num estado precário, à beira do colapso", disse ainda.

"Vamos eliminar as forças anti-Estado e restaurar a normalidade no país tão rápido quanto o possível", assegurou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela