Secções
Entrar

Papa e Trump falaram em promover paz através da negociação

24 de maio de 2017 às 14:31

"Foi uma honra estar com o papa", afirmou o presidente norte-americano. Encontro durou 27 minutos


O papa Francisco e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mantiveram hoje um diálogo cordial durante o qual falaram sobre "a promoção da paz no mundo" através da negociação política, segundo divulgou a Santa Sé.

1 de 6
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O Vaticano indicou que na conversa, que decorreu hoje de manhã na biblioteca papal e durou cerca de 30 minutos, Francisco e Trump mantiveram um "intercâmbio de pontos de vista sobre alguns temas relacionados com a actualidade internacional e a promoção da paz no mundo".

De acordo com a Santa Sé, os dois representantes frisaram durante o encontro que o desígnio da paz e a respectiva promoção deve passar pela "negociação política e o diálogo inter-religioso, com especial referência à situação do Médio Oriente e à protecção das comunidades cristãs".

Durante o encontro, segundo registou o Vaticano, constatou-se "satisfação pelas boas relações bilaterais existentes entre a Santa Sé e os Estados Unidos" e os dois líderes expressaram "o compromisso comum a favor da vida e da liberdade religiosa e de consciência".

Em tom de conclusão, a Santa Sé referiu que após a reunião entre o papa e Donald Trump espera uma "serena colaboração entre o Estado e a Igreja Católica nos Estados Unidos", em especial no apoio às populações em áreas como "saúde, educação e assistência aos imigrantes".

O encontro entre Trump e Francisco era aguardado com expectativa, uma vez que estas duas personalidades têm expressado posições divergentes sobre várias matérias.

Questionado sobre Trump em Fevereiro de 2016, quando o magnata do imobiliário era um dos candidatos à nomeação presidencial do Partido Republicano, o papa afirmou: "Uma pessoa que quer construir muros e não pontes não é cristão".

As palavras de Francisco foram mal recebidas por Trump, que respondeu que considerava "vergonhoso" que um líder religioso "questionasse a fé de uma pessoa".

"O papa ouviu uma versão da história, não viu a criminalidade, o tráfico de droga e o impacto económico negativo que as políticas actuais têm sobre os Estados Unidos", insistiu Trump, defendendo o seu projecto para a construção de um muro na fronteira com o México.

Todavia, no dia seguinte quis atenuar a tensão criada, ao dizer que o papa era "um tipo incrível", enquanto o Vaticano assegurou que Francisco não quis fazer um "ataque pessoal nem dar nenhuma indicação de voto".

Hoje em Roma, e após o encontro com o pontífice, Trump referiu apenas que teve "uma reunião fantástica" com Francisco.

"Foi uma honra estar com o papa", disse aos jornalistas, antes de um encontro com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.

E acrescentou: "Ele é especial".

Antes deste encontro com Paolo Gentiloni, o chefe de Estado norte-americano esteve com o seu homólogo italiano, Sergio Mattarella.

Enquanto Trump estava com o Presidente italiano, a primeira-dama Melania Trump visitou um hospital pediátrico em Roma e a filha do governante norte-americano, Ivanka, esteve na comunidade católica de Santo Egídio, no bairro romano de Trastevere.

A comitiva presidencial norte-americana seguiu depois para Bruxelas, onde Trump participa na quinta-feira na sua primeira cimeira de líderes da NATO. A comitiva regressa depois ao território italiano, onde o Presidente norte-americano vai participar na cimeira dos líderes dos sete países mais ricos (G7), que terá lugar na Sicília (Itália), em 26 e 27 de maio.

Trump iniciou na sexta-feira passada, na Arábia Saudita, o seu primeiro périplo internacional desde que tomou posse a 20 de janeiro deste ano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela