Secções
Entrar

"Não consigo respirar." Homem negro morre após detenção policial nos EUA

Leonor Riso 27 de abril de 2024 às 12:20

O caso de Frank Tyson faz recordar o de George Floyd, em 2020. Agentes já se encontram de baixa e sob investigação.

Um homem negro morreu após ter sido algemado por polícias no estado do Ohio, nos EUA, e apesar de ter dito que não estava a conseguir respirar. As imagens, divulgadas pela polícia, fazem recordar o caso da morte de George Floyd em 2020.

Canton Police Department/Handout via REUTERS

No vídeo captado pelabodycamde um agente do Departamento de Polícia de Canton, os agentes são vistos a prender Frank Tyson, de 53 anos, suspeito de deixar o local de um acidente com um só carro a 18 de abril.

O vídeo de 36 minutos mostra os homens a entrar num bar depois de uma pessoa lhes ter dito que o suspeito do acidente tinha fugido para ali. Os agentes entram em altercação com Frank Tyson e agarram-lhe os braços, enquanto este grita "estão a tentar matar-me" e "chamem o xerife".

Os agentes deitaram Frank Tyson ao chão e algemaram-no. Um deles é visto a colocar o joelho nas costas do homem deitado, perto do seu pescoço, durante cerca de 30 segundos. Frank Tyson diz "não consigo respirar" e "não consigo... saiam do meu pescoço" enquanto um agente grita "acalme-se" e "está bem" antes de se levantar.

Frank Tyson mantém-se deitado com a cara para o chão durante seis minutos, enquanto os agentes falam com os funcionários do bar. Só depois é que verificam que ele está inconsciente. Os agentes questionam: "Está a respirar?" e "Ouvem-se as pulsações?".

Oito minutos depois de o algemarem, os polícias retiram as algemas a Frank Tyson e começam a fazer manobras de reanimação. Os paramédicos chegam depois e levam o homem de ambulância. A morte foi declarada num hospital e a causa ainda não foi revelada.

O sucedido recorda a detenção de George Floyd, captada através de um vídeo feito com o telemóvel. Floyd, negro, morreu depois de o agente Derek Chauvin, branco, ter ficado mais de nove minutos com o joelho por cima do seu pescoço. Durante várias vezes, Floyd disse que não conseguia respirar. Chauvin e mais três agentes foram condenados por homicídio e outros crimes. A morte de George Floyd gerou vários protestos nos EUA. 

Os agentes envolvidos na morte de Frank Tyson encontram-se de baixa administrativa e o caso está a ser investigado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela