Secções
Entrar

Na despedida, Melania apela à escolha da "paz em vez da violência"

SÁBADO 19 de janeiro de 2021 às 09:31

Melania Trump divulgou mensagem de despedida como primeira-dama no Twitter. Fez apelos à união dos americanos, mas recebeu críticas por não ter feito a tradicional visita à Casa Branca com a nova primeira-dama, Jill Biden.

Melania Trump despediu-se da Casa Branca com uma mensagem que publicou no Twitter. A primeira-dama que amanhã, quarta-feira se despede da função que ocupou nos últimos quatro anos, deixou palavras de apelo à união nacional.

Twitter

Na mensagem de seis minutos agradeceu aos americanos pela "maior honra" da sua vida. Apelou ainda a que estes escolham "a paz em vez da violência" e pediu a todos que fossem embaixadores da sua iniciativa de bem-estar "Be Best" ("Sê Melhor").

Depois dos episódios de violência com a invasão do Capitólio por parte de apoiantes do seu marido, Melania Trump encorajou os americanos a colocarem as suas diferenças de lado. "Peço que cada um de vocês seja embaixador do Be Best, que se foque no que nos une, que ultrapasse o que nos divide, que sempre escolha amor em vez de ódio, paz em vez de violência e os outros em vez de nós próprios."


No momento da saída da Casa Branca, a ainda primeira dama falou da covid-19, tantas vez menorizada pela presidência do marido. Disse, aos americanos para terem "cuidado e bom senso" para proteger os outros. 

Mas, mesmo no momento de despedida Melania Trump não se livrou da críticas. Em causa, o facto de não ter referido uma única vez o próximo presidente dos EUA, Joe Biden. E de não ter convidado a próxima primeira dama, Jill Biden, para a tradicional visita à Casa Branca.

Segundo a CNN, esta é a primeira vez, da era moderna, que uma primeira-dama não convida a sucessora para conhecer o segundo e terceiro piso da Casa Branca , ou seja, os aposentos privados. Quando Trump foi eleito, em 2016, Michelle Obama convidou Melania para esta visita logo em novembro.

A tomada de posse de Biden está marcada para amanhã e mais uma vez a família Trump faz história. Esta será a primeira vez em 152 anos que um presidente cessante não assiste à tomada de posse do próximo presidente.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela