Secções
Entrar

Morreu Jane Goodall

Diogo Barreto 01 de outubro de 2025 às 19:27

A investigadora e ativista pela conservação da natureza revolucionou a ciência moderna.

Jane Goodall, primatologista que estudou a fundo os comportamentos dos chimpanzés, morreu esta quarta-feira aos 91 anos de causas naturais, anunciou o Instituto Jane Goodall.
1 de 5
Jane Goodall com chimpanzé
Foto: AP Photo/Jean-Marc Bouju
Jane Goodall com chimpanzé
Foto: AP Photo/Bela Szandelszky
Jane Goodall com chimpanzé
Foto: AP Photo/Jean-Marc Bouju
Jane Goodall
Foto: AP Photo/Brennan Linsley
Jane Goodall
Foto: AP Photo/Markus Schreiber
“O trabalho de Goodall revolucionou a ciência. Foi uma defensora incansável da proteção e recuperação do nosso mundo natural”, lê-se no comunicado, citado pela NBC News. "Jane Goodall, embaixadora das Nações Unidas para a paz e fundadora do instituto, morreu de causas naturais. Encontrava-se na Califórnia no âmbito de uma digressão pelos Estados Unidos", informa a organização com o seu nome. Na década de 60 do século XX, Goodall liderou uma investigação na Tanzânia, tendo observado de perto o comportamento dos chimpanzés. Teorizou sobre os seus comportamentos e chegou à conclusão que em muito se assemelhavam aos dos humanos. Na sequência dos seus estudos ficou assente que estes primatas comunicam entre si, têm traços característicos de personalidade e são capazes de utilizar ferramentas para facilitar tarefas diárias, como comer ou criar abrigo. No artigo que a tornou famosa, publicado em 1963 na National Geographic Society, Goodall revelava como Flo, David Greybeard, Fifi e outros chimpanzés que passou três anos a estudar demonstravam emoções e capacidades cognitivas que até então nunca tinham sido observados fora da espécie humana. Mas a forma como Goodall realizou a sua investigação - aproximando-se de tal forma dos chimpanzés que estes como que a aceitaram como uma deles - era pouco ortodoxa na ciência até à altura. Mas a jovem de 26 anos nem era formada em etologia (comportamento social e individual dos animais no seu ambiente natural), tendo-se doutorado anos mais tarde nesta ciência.  Ao longo das décadas continuou o seu trabalho de campo ao mesmo tempo que começava a sua carreira como ativista em defesa da natureza e da conservação das espécies e habitats. Em 1977, fundou o Instituto Jane Goodall, dedicado à proteção dos chimpanzés e das suas florestas.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela