Secções
Entrar

Morreu homem que se imolou frente ao tribunal onde Trump é julgado

Luana Augusto 20 de abril de 2024 às 12:06

Maxwell Azzarello atirou para o ar panfletos sobre teorias da conspiração e de seguida incendiou-se. Autoridades investigam agora o motivo do incidente.

O homem quepegou fogo a si próprio na passada sexta-feira, frente ao tribunal de Manhattan, em Nova Iorque – onde decorria o julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - morreu na madrugada deste sábado (20). A informação foi avançada pela NBC News que citou a polícia nova-iorquina.

REUTERS/Brendan McDermid

Maxwell Azzarello, natural de St. Augustine, na Flórida, terá chegado às imediações do tribunal por volta das 13h30 locais (18h30 de Lisboa) – hora a que as equipas de socorro receberam uma chamada de emergência. Depois de ter atirado vários panfletos pelo ar sobre teorias da conspiração, e que faziam referência a alegados "esquemas pirâmides" e a "bilionários do mal", segundo a Reuters, regou-se com um líquido inflamável e imolou-se.

A polícia recorreu posteriormente a um extintor para apagar o fogo. O homem de 37 anos foi transportado para um hospital em estado crítico e acabou por morrer.

Também três agentes da polícia e ainda um oficial do tribunal sofreram leves ferimentos, ao tentarem ajudar na extinção do fogo. As autoridades tentam agora descobrir o motivo que terá levado Maxwell a incendiar-se, e encontram-se a avaliar a segurança do lado exterior do tribunal.

"Aquilo aconteceu tão rápido... levei cerca de 20 segundos para perceber o que estava a acontecer", disse aos jornalistas Julie Berman, que testemunhou o incidente.

O acontecimento ocorreu logo após a conclusão da seleção do júri para o julgamento de Donald Trump, que é suspeito de ter pago 130 mil dólares (121 mil euros) à atriz de filmes pornográficosStormy Daniels, para comprar o seu silêncio sobre um alegado envolvimento de ambos em 2006.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela