Secções
Entrar

Javier Milei: um ano depois, o que mudou na Argentina?

Sofia Parissi 10 de dezembro de 2024 às 07:00

O presidente anarcocapitalista da Argentina tomou posse a 10 de dezembro de 2023. Passado um ano, a inflação diminuiu e a pobreza aumentou.

Auto-intitulado como anarcocapitalista, Javier Milei declarou em 2023 a intenção de diminuir o poder do Estado, instalar políticas ultra-liberais e cortar nos gastos públicos. "Portanto, a conclusão é que não há alternativa ao ajuste e não há alternativa ao choque. Naturalmente, isto terá um impacto negativo no nível de atividade, no emprego, nos salários reais e no número de pessoas pobres e indigentes", afirmou durante a tomada de posse como presidente da Argentina, em 2023. Um ano depois, o que mudou?

REUTERS/Agustin Marcarian/File Photo

De acordo com dados do Indec (Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina), a inflação passou de 25,5% ao mês em dezembro de 2023 para 2,7% ao mês em outubro de 2024. Para esta redução se verificar, os custos sociais foram altos e neste momento mais de metade da população (perto de 53% dos cerca de 46 milhões de argentinos) vive em situação de pobreza. Ainda assim, a taxa anual do índice de preços ao consumidor (IPC) situava-se nos 193% em outubro de 2024 e continua a ser uma das mais altas do mundo.

Outra das medidas económicas de emergência impostas pelo governo de Milei foi também a desvalorização da moeda argentina, o peso, em 52%. Medidas como a "dolarização" da economia, que tinha como objetivo a troca da moeda do país pelo dólar, e o fecho do Banco Central da Argentina acabaram por ser adiadas. Durante uma entrevista à CNN Espanha, em abril, o presidente argentino disse: "Não creio que chegaremos lá antes das eleições legislativas do ano que vem".

A redução dos ministérios também fez parte das medidas para reduzir os gastos públicos. Passaram de 18 a 8, tendo desaparecido nomeadamente o ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Cultura e Mulheres. Também foram cortados mais de 30 mil empregos estatais e congelados os projetos para obras públicas.

Ainda no campo económico, o governo de Milei decidiu acabar com o programa de subsídios para itens básicos de consumo, o Preço Justo, e os preços subiram nos supermercados. Além disso, vetou uma lei para aumentar o orçamento das universidades, por considerar que colocaria em causa o equilíbrio das contas públicas.

Em termos de política externa, o presidente da Argentina anunciou intenções de se aproximar dos EUA e Israel. Foi o primeiro chefe de estado estrangeiro a reunir-se com Donald Trump após a vitória nas eleições norte-americanas a 5 de novembro. E num discurso, a 22 de novembro, considerou que Israel, juntamente com os EUA, era o "mais importante parceiro geopolítico" da Argentina.

Dos investimentos na segurança, destaca-se a compra de 24 caças F-16 à Dinamarca, e em agosto, foi anunciada pelo presidente "a criação de uma unidade que utilizará inteligência artificial (IA) para prever crimes". 

"Em termos de segurança, a Argentina tornou-se um banho de sangue. Os criminosos ficam em liberdade enquanto os bons argentinos ficam presos atrás das grades," disse Milei durante o discurso da tomada de posse, em 2023. De acordo com a agência AFP, registou-se uma diminuição na taxa anual de homicídios na cidade de Rosário (Santa Fé, norte) em 62%. 

No que diz respeito às alterações climáticas, Javier Milei tem vindo a negar a sua existência e disse acreditar que as medidas para mitigar o aquecimento global fazem parte da agenda politizada da ONU. No mês passado, ordenou a retirada da delegação argentina da COP29 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Baku, no Azerbaijão.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela