Secções
Entrar

Israel concentra ataques no centro e sul de Gaza

Ana Bela Ferreira 30 de dezembro de 2023 às 14:13

Ataques em território palestiniano não dá mostras de abrandamento, apesar dos apelos internacionais. Quase a totalidade da população do enclave foi obrigada a sair das suas casas.

Israel está a concentrar os seus esforços de guerra nas zonas central e sul da Faixa de Gaza, naquela que é já a 12ª semana de guerra. Na madrugada deste sábado, os confrontos concentraram-se nas cidades de al-Bureij, Nuseirat, Maghazi e Khan Younis.

Israel Defense Forces/Handout via REUTERS

Segundo as autoridades de saúde de Gaza (território controlado pelo Hamas), nas últimas 24 horas, foram mortos 100 palestinianos nos bombardeamentos e outros 150 ficaram feridos. Junto ao hospital Nasser, em Khan Younis, o Crescente Vermelho publicou imagens de ambulâncias no meio de ruas destruídas, carregando crianças feridas.

Num território densamente povoado como Gaza, praticamente todos os 2,3 milhões de habitantes foram forçados a sair das suas casas desde que Israel começou os bombardeamentos em resposta ao ataque do Hamas em território israelita, a 7 de outubro, que provocou cerca de 1.200 mortos e 240 sequestrados.

Até ao momento, a ofensiva de Telavive já provocou a morte de 21.500 palestinianos, segundo as autoridades de saúde do governo do Hamas. Os bombardeamentos colocaram ainda os hospitais fora de serviço, destruíram bairros inteiros, negócios e ruas. 

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, afirmou na sexta-feira que as tropas estavam a atingir centros de comando do Hamas e depósitos de armas. As imagens divulgadas mostravam soldados a movimentarem-se por entre destroços de edifícios.

O exército israelita indicou ter destruído um complexo de túneis na cave da casa do líder do Hamas no enclave, Yahya Sinwar, na cidade de Gaza.

Entretanto, mantém-se os apelos dos EUA para que Israel diminua a intensidade dos bombardeamentos e que passe para uma fase de ataques mais dirigidos e menos de larga escala. Ainda assim, na sexta-feira, o secretário de Estado, Antony Blinken, aprovou a venda de mais munições e outros equipamentos a Israel, sem passar pela aprovação do Congresso.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela