Secções
Entrar

Hamas divulga vídeo de dois reféns israelitas mantidos em Gaza

Lusa 05 de setembro de 2025 às 11:24

O vídeo, com mais de três minutos e meio, mostra um refém num carro a viajar entre edifícios destruídos, pedindo a Netanyahu que não realize a ofensiva militar israelita contra Gaza.

O Hamas divulgou esta sexta-feira um vídeo de dois reféns israelitas sequestrados durante o ataque do grupo islamita palestiniano a Israel em 07 de outubro de 2023 e que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza.
Protesto pede libertação de reféns israelitas em Gaza AP Photo/Mahmoud Illean
O vídeo, com mais de três minutos e meio de duração, mostra um refém num carro a viajar entre edifícios destruídos, pedindo em hebraico ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que não realize a planeada ofensiva militar israelita contra a Cidade de Gaza. O refém, filmado a encontrar outro refém no final do vídeo, afirma estar na Cidade de Gaza e que a gravação foi realizada em 28 de agosto de 2025.
A agência de notícias AFP afirmou que não conseguiu verificar a autenticidade do vídeo, nem a data em que foi gravado. Este novo vídeo, referiu a agência de notícias EFE, assinala os 700 dias do início da ofensiva israelita contra Gaza, com o refém Guy Gilboa-Dalal ao lado de Evyatar Daviv. Este é o segundo vídeo com Gilboa-Dalal, depois de o Hamas ter publicado outro vídeo do jovem israelita em fevereiro. Nestas últimas imagens, Gilboa-Dalal disse em hebraico que está em cativeiro há 22 meses, o que pode indicar que o vídeo foi gravado recentemente, de acordo com a EFE. A família pediu que estas imagens não sejam divulgadas nos meios de comunicação social. De acordo com o jornal israelita Haaretz, o Exército alertou as famílias dos reféns que, em plena campanha militar para conquistar a Cidade de Gaza, o Hamas vai aumentar o "terrorismo psicológico" publicando mais vídeos para pressionar o Governo israelita. O Exército indicou ainda que a nova ofensiva contra a Cidade de Gaza "aumenta a probabilidade de os reféns serem feridos ou mortos, e de os mortos desaparecerem", acrescentou o Haaretz.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela