Secções
Entrar

Que países já fecharam o seu espaço aéreo à Rússia?

Leonor Riso , Lusa 27 de fevereiro de 2022 às 14:43

Nas últimas horas, somam-se os países que impedem que aviões russos passem pelos seus espaços aéreos. Rússia deverá retaliar.

O Canadá, Espanha e a Macedónia do Norte também fecharam os seus respetivos espaços aéreos à circulação de aeronaves russas.

O mesmo já foi feito pela Finlândia. O Reino Unido, a Polónia, a Bulgária, a República Checa, a Roménia, a Lituânia, a Letónia, a França, a Noruega e a Bélgica também fecharam o seu espaço aéreo a aviões russos, e a Suécia prepara-se para fazer o mesmo. 

Pouco depois do anúncio finlandês, a Islândia e a Dinamarca também avançaram com o fecho do espaço aéreo. A Alemanha também concordou, revelando que o espaço aéreo será encerrado durante três meses. 

Também Itália e os Países Baixos decidiram fechar os seus espaços aéreos.

Estas decisões das nações europeias e do Canadá não têm precedentes e surgem quando a indústria aeronáutica ainda está a recuperar dos efeitos da pandemia de covid-19. Espera-se que a Rússia retalie, tendo já impedido a circulação em espaço aéreo russo de companhias aéreas do Reino Unido, Bulgária e Polónia.

Sem acesso ao espaço aéreo russos, os peritos dizem que as companhias aéreas devem dirigir-se a sul, ao mesmo tempo que evitam áreas de tensão no Médio Oriente, o que custa mais tempo e dinheiro. 

Uma fonte europeia revelou à agência noticiosa Reuters que está em cima da mesa uma medida a nível europeu, que impeça o tráfego de aviões russos sobre toda a União Europeia. 

REUTERS/Chalinee Thirasupa

A Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, através da Bielorrússia ao norte, da Crimeia, território ucraniano que anexou em 2014, ao sul, e do território russo a nordeste e a leste.

As autoridades ucranianas disseram hoje que pelo menos 198 pessoas foram mortas, incluindo civis, desde o início da invasão russa.

O ataque russo tem sido amplamente condenado em todo o mundo e vários países, com destaque para os ocidentais, aprovaram sanções económicas para punir o regime de Moscovo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela