Secções
Entrar

Estudo revela que Trump está a promover uma guerra cultural na Europa

Débora Calheiros Lourenço 23 de setembro de 2025 às 11:35

O presidente norte-americano tem a intenção de interferir ativamente nas eleições europeias, direcionar as relações transatlânticas em direções a valores mais conservadores e juntar os líderes populistas no tema da liberdade de expressão.

O governo de Donald Trump está a travar uma guerra cultural na Europa ao promover agressivamente os seus aliados políticos e ideológicos próximos do movimento MAGA (Make America Great Again) e humilhar publicamente a União Europeia. Estas são algumas das conclusões de um redigido pelo Conselho Europeu de Negócios Estrangeiros (ECFR, na sigla em inglês) e pela Fundação Cultural Europeia. 
Manuel Balce Ceneta/ AP
O estudo argumenta que o presidente norte-americano tem a intenção de interferir ativamente nas eleições europeias, direcionar as relações transatlânticas em direções a valores mais conservadores e conseguir juntar os líderes populistas da direita europeia em torno do tema da liberdade de expressão.   Tendo por base pesquisas e questionários feitos nos 27 Estados-membros da UE, os autores do estudo acreditam que existe um número suficiente de governos pró-UE e que a maior parte da população tem um forte sentimento europeu, o que permite “defender uma Europa que escreve o seu próprio roteiro”. Ainda assim o relatório alerta que a forma como os líderes da EU lidam com Trump, com divisões, hesitações e uma abordagem de “bajular, apaziguar e distrair” encoraja o comportamento do líder norte-americano.    Assim sendo é referido que os líderes europeus gastam muita energia a reagir a crises criadas propositadamente por Trump e os seus aliados europeus, como Viktor Orbán, Giorgia Meloni e Robert Fico – Hungria, Itália e Eslováquia. As discussões sobre as tarifas norte-americanas, gasto com a Defesa, preocupações com a imigração e a liberdade de expressão são alguns dos temas referidos como exemplos de áreas onde Trump pode ter interferência.   Pawel Zerka, analista chefe do ECFR, afinou que “na guerra cultural de Trump, a própria Europa é o alvo” antes de recordar para as declarações de JD Vance, em fevereiro de 2025, quando considerou que a Europa se estava a “afastar de valores fundamentais partilhados”. Para o investigador esse foi o momento em que a guerra foi declarada.  Desde a Conferência de Segurança de Munique que Trump “revelou ainda mais a sua posição ao excluir os líderes da UE das negociações sobre o futuro da Ucrânia, atacando os principais partidos políticos em todo o continente e extorquindo as instituições de Bruxelas nas negociações comerciais”.   O relatório faz referência à forma como Karol Nawrocki foi recebido na Casa Branca e promovido por Trump nas redes sociais quando era candidato à presidência polaca referindo que este é um exemplo de como o republicano está a tentar “mover o centro de gravidade ideológico da política europeia”. Karol Nawrocki acabou mesmo por vencer as eleições.  Pawel Zerka alerta que Bruxelas tem de “aceitar que está numa guerra cultural” e que deve agir tendo isso em conta, o que “não significa que a Europa deva estar sempre a provocar Trump”: “Às vezes é preciso ganhar tempo”. O estudo sugere que a solução deve passar por explorar os pontos fortes do Bloco para que tenha a capacidade de “prosperar em vez de sofrer numa ordem mundial cuja desestabilização foi acelerada pelo presidente dos Estados Unidos”.   Dados do Eurobarômetro mostram que a confiança dos cidadãos europeus na UE está no nível mais alto desde 2007 e que a chegada de Trump à Casa Branca fez com que aumentasse em doze países.  
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela