Secções
Entrar

Eslováquia trava não vacinados no comércio não tradicional, mesmo com teste negativo

Lusa 23 de novembro de 2021 às 11:04

A Eslováquia regista a quarta taxa de incidência mais elevada do mundo, com 917 casos de covid-19 por 100.000 habitantes no decurso dos últimos sete dias.

A Eslováquia anunciou hoje a introdução de restrições para as pessoas não vacinadas contra o covid-19, numa altura em que este país da Europa central regista uma das taxas de incidência mais elevadas do mundo.

REUTERS/Radovan Stoklasa

"Optámos pelo confinamento rigoroso das pessoas não vacinadas" justificou o primeiro-ministro Eduard Heger, em declarações à estação pública RTVS.

Os não vacinados deixam de estar autorizados a frequentar o comércio não tradicional, mesmo com um teste negativo ao coronavírus.

Heger também declarou que proporá ao Governo um projeto de vacinação obrigatório para os idosos.

A Eslováquia regista a quarta taxa de incidência mais elevada do mundo, com 917 casos de covid-19 por 100.000 habitantes no decurso dos últimos sete dias, atrás da Eslovénia e das vizinhas Áustria e República Checa, segundo um balanço da agência noticiosa AFP.

"Esta elevada taxa é o resultado de diversos fatores, incluindo sobretudo a baixa taxa de vacinação", indicou hoje à AFP o presidente da associação dos sindicatos médicos, Peter Visolajsky.

"As restrições adotadas permanecem muito frágeis e não são tão eficazes como quando se registou a circulação da anterior variante do coronavírus", precisou.

Segundo este especialista, uma melhor aplicação das restrições existentes e ainda "uma vacinação mais importante poderiam permitir a redução do número de infeções".

"A vacinação obrigatória seria um passo importante na Eslováquia, mas isso tornaria necessária uma justificação médica", acrescentou.

Apenas 45,7% dos 5,4 milhões de eslovacos estão vacinados, uma das taxas de vacinação mais baixas da União Europeia.

A covid-19 provocou pelo menos 5.148.939 mortes em todo o mundo, entre mais de 256,91 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse com base em fontes oficiais.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.339 pessoas e foram contabilizados 1.123.758 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela