Secções
Entrar

Empresa de Donald Trump condenada à pena máxima

Ana Bela Ferreira 13 de janeiro de 2023 às 16:07

Empresa de gestão de imobiliário do ex-presidente foi considerada culpada de evasão e graude fiscal, crime que cometeu durante 15 anos. Foi condenda a pagar 1,5 milhões de euros.

A empresa de gestão de imobiliário do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, foi condenada a pagar até 1,61 milhões de dólares (1,5 milhões de euros), depois de ter sido condenada num esquema de evasão e fraude fiscal que durou 15 anos. A sentença foi anunciada esta sexta-feira por um juiz de Nova Iorque.

REUTERS/Pool via REUTERS

O juiz Juan Merchan impôs esta sanção depois de jurados terem considerado duas afiliadas da Trump Organization de 17 crimes, no mês passado. Na terça-feira, já tinha sentenciado a cinco meses de prisão o antigo diretor financeiro e trabalhador para a empresa de Trump durante mais de 50 anos, Allen Weisselberg. Este foi o único arguido condenado a pena de prisão.

De acordo com a lei de Nova Iorque, o máximo que as empresas podem ser multadas por este tipo de crime é de cerca de 1,6 milhões de dólares, montante aplicado à organização do ex-presidente.

A defesa da companhia de Trump anunciou que vai recorrer da sentença. 

Do lado do procurador de Manhattan, que levou o caso a tribunal, mantém outros casos de suspeita criminal sobre os negócios de Trump. "É certo que as empresas não podem cumprir tempo de cadeia, mas estas condenação e sentença serve de lembrete para as empresas e executivos de que não podem defraudar as autoridades tributárias e escapar", afirmou Alvin Bragg, em comunicado, citado pela Reuters.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela