Secções
Entrar

Danny Masterson condenado a 30 anos de prisão por violação

Diogo Barreto 07 de setembro de 2023 às 21:48

O ator de 47 anos foi condenado por ter violado duas mulheres, uma em 2001 e a outra em 2003. Masterson afirmou que as relações com ambas tinham sido consensuais.

O ator Danny Masterson (That '70's Show) foi condenado a uma pena de prisão por dois crimes de violação. A pena vai dos 30 anos a prisão perpétua. 

REUTERS/Jonathan Alcorn

O ator de 47 anos estava preso desde maio, quando foi considerado culpado de duas acusações de violação. O júri decidiu que não ficou provada uma terceira acusação de violação. A pena foi anunciada esta quinta-feira, após ser rejeitada a moção da defesa para um novo julgamento e ouvidas as alegações dos advogados das duas partes e declarações das vítimas.

O primeiro caso aconteceu em 2001 quando a vítima mantinha uma relação com o ator. A segunda mulher foi violada em 2003. Masterson eram membro da Igreja da Cientologia e, segundo o jornal norte-americano The New York Times, aquele culto tentou desencorajar as vítimas dos crimes de Masterson a testemunhar.

De acordo com os testemunhos dados em tribunal, ambas as vítimas reportaram as violações à "responsável pela comissão de ética" da Igreja da Cientologia. À primeira, a mulher que ouviu as queixas terá respondido que é impossível ser violado por uma pessoa com a qual se mantém uma relação. A segunda viu também as suas queixas a serem desvalorizadas e a Igreja da Cientologia terá mesmo pedido que não viesse a público com o caso. No entanto, a mulher decidiu reportar o crime.

A acusação referiu que o ator colocou droga nas bebidas das mulheres, para que pudesse violá-las, acrescentando que utilizou a sua posição na igreja para evitar consequências durante décadas. Na sua argumentação final ao júri, os advogados de Masterson questionaram que se falasse "muito sobre a Cientologia" e sugeriram que um preconceito contra a igreja pode ter motivado a decisão.

Após o julgamento, a advogada das vítimas, Alison Anderson, elogiou a "coragem e força tremendas" de ambas, destacando a forma como resistiram ao "assédio, às tentativas de obstrução e intimidação".
 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela