Secções
Entrar

Coreia do Sul afirma que o Norte tem quatro instalações de enriquecimento de urânio

Débora Calheiros Lourenço 25 de setembro de 2025 às 11:13

Os sul-coreanos acreditam que a Coreia do Norte possui dois mil quilos de urânio altamente enriquecido, que pode ser utilizado na construção de armas nucleares.

Um alto funcionário sul-coreano disse na quinta-feira que a Coreia do Norte está a operar um total de quatro instalações de enriquecimento de urânio, além da já conhecida perto da capital de Pyongyang. 
Kim Jong-un visitou instalações nucleares, gerando preocupação internacional Korean Central News Agency/Korea News Service via AP, File
O Ministro da Unificação do Sul, Chung Dong-young, disse que as instalações estão a funcionar todos os dias e referiu que a comunidade internacional precisa retomar as negociações para interromper o programa nuclear a Coreia do Norte. Chung referiu que uma das instalações está localizada a cerca de cem quilómetros a norte de Pyongyan e não deu mais detalhes sobre as restantes.   O líder norte-coreano Kim Jong Un tem pedido uma rápida expansão do programa de armas nucleares e recentemente afirmou que nunca iria utilizar o armamento como ponto de negociação nas conversações com o presidente norte-americano.   Os sul-coreanos acreditam que a Coreia do Norte possui dois mil quilos de urânio altamente enriquecido o que, se for confirmado, configura um aumento de stock significativo tendo em conta as previsões, feitas em 2018, de um grupo de académicos da Universidade de Standford que visitou o complexo de Yongbyon e afirmaram que a Coreia do Norte tinha cerca de 250 a 500 quilos de urânio altamente enriquecido, o que é suficiente para 25 a 35 armas nucleares.   No ano passado, a Coreia do Norte divulgou fotos do afirmou ser uma instalação de enriquecimento de urânio, a primeira revelação deste tipo desde 2010. A localização da instalação fotografada permanece desconhecida.  As armas nucleares podem ser construídas utilizando urânio altamente enriquecido ou plutónio e a própria Coreia do Norte já avançou que possui instalações para produzir ambos em Yongbyon. As centrais de plutónio são tipicamente muito grandes e geram muito calor, o que torna mais fácil de serem detetadas por pessoas do que as centrais de enriquecimento de urânio, que são mais compactas e podem ser facilmente escondidas das câmaras de satélite e operadas no subsolo.  É quase impossível saber ao certo quando armas nucleares a Coreia do Norte já fabricou, mas em 2018 a inteligência sul-coreana acreditava que os vizinhos do norte tinham entre 20 a 60 armas nucleares, mas alguns especialistas internacionais já alertaram que podem ser mais de cem.   As negociações internacionais para que a Coreia do Norte suspenda o seu programa nuclear estão estagnadas desde 2019, altura em que as negociações entre Trump e Kim Jong Un fracassaram sem nenhum acordo. Na altura o líder norte-coreano mostrou-se disponível para desmantelar o complexo de Yongbyon em troca de um amplo alívio nas sanções, mas os norte-americanos recusaram a proposta por acreditarem que se tratava de uma desnuclearização limitada que deixaria permitiria que armas nucleares fossem construídas noutras instalações.  
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela