Secções
Entrar

Caso do espião envenenado "envolve toda a UE", avisa Santos Silva

19 de março de 2018 às 19:19

Ministro dos Negócios Estrangeiros português insistiu no facto de ter sido "a primeira vez desde o fim da II Guerra Mundial que foi realizado um ataque com armas químicas em solo europeu".

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, rejeitou esta segunda-feira, em Bruxelas, que o envenenamento do ex-espião russo Sergueï Skripal seja apenas um assunto bilateral entre Reino Unido e Rússia, considerando tratar-se de "uma questão que envolve toda a União Europeia".

1 de 6
Foto: Mafalda Santos
Foto: RTR/Reuters
Foto: YURY SENATOROV/EPA
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

No final de uma reunião dos chefes de diplomacia da UE, na qual foi feito "um exame dos acontecimentos relacionados com o ataque perpetrado com armas químicas, o primeiro que ocorre na Europa depois do fim da II Guerra Mundial, e de que foram vítimas um antigo membro dos serviços de informações russo, que vive no Reino Unido, e a respectiva filha", Augusto Santos Silva resumiu o teor da declaração conjunta dos 28, que considerou significativa.

"Produzimos e publicámos uma declaração conjunta na qual exprimimos a nossa profunda solidariedade com o Reino Unido e na qual dizemos que levamos extremamente a sério as informações que nos são prestadas pelo Governo do Reino Unido, segundo as quais é altamente provável que haja responsabilidade russa nesse ataque", apontou.

Para o chefe de diplomacia portuguesa, "esta manifestação de solidariedade com o Reino Unido e os termos em que ela é feita já são por si só a prova de que não se trata apenas de uma relação bilateral entre o Reino Unido e a Rússia, é uma questão que envolve toda a União Europeia".

Antes do encontro desta terça-feira dos ministros dos Negócios Estrangeiros, o chefe da diplomacia alemã, Heiko Mass, havia comentando que a Rússia é "um parceiro difícil", mas considerou que o caso do envenenamento do antigo espião russo em solo britânico era um assunto "bilateral".

"Insisto que é a primeira vez desde o fim da II Guerra Mundial que é realizado um ataque com armas químicas em solo europeu", reforçou Augusto Santos Silva.

Sobre a reeleição, no domingo, de Vladimir Putin, como Presidente, o ministro português disse encará-la "sem surpresa nenhuma", e recordou aquela que tem sido a posição do Governo português e da UE relativamente às relações com Moscovo, que é para continuar a ser seguida.

"Portugal, como a generalidade dos países da UE e a UE como tal, defende um relacionamento com a Federação Russa assente em duas vias fundamentais e complementares entre si: a firmeza na defesa dos nossos interesses e da nossa segurança enquanto europeus, de um lado, e, do outro lado, um diálogo político permanente, regular e tão construtivo quando possível com a Federação Russa, designadamente nas áreas onde há interesses convergentes, designadamente na defesa de ambas contra o terrorismo", disse.

Os chefes de diplomacia da União Europeia condenaram "veementemente" o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da sua filha, Yulia, e admitiram considerar altamente provável o envolvimento da Rússia, como defende o governo britânico.

Em comunicado, os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 28, reunidos em Bruxelas, consideraram que "a vida de muitos cidadãos foi ameaçada por este ato impiedoso e ilegal", e assumiram levar "extremamente a sério" a avaliação do Governo do Reino Unido de que é "altamente provável" que a Rússia seja responsável pelo envenenamento dos Skripal.

"A UE está chocada com o uso de um agente nervoso, desenvolvido pela Rússia, em solo europeu pela primeira vez nos últimos 70 anos. O uso de armas químicas por quem quer que seja, em qualquer circunstância, é completamente inaceitável e constitui uma ameaça de segurança para todos nós", pode ler-se na declaração conjunta.

Os chefes de diplomacia comunitários lembraram ainda que o uso de armas químicas representa uma "violação clara" da Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenamento e Utilização das Armas Químicas e sobre a sua Destruição, e da lei internacional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela