Família descobre acidentalmente que "quadro falso" valia €780 mil
Uma das obras mais conhecidas do pintor Pieter Brueghel, o Jovem, foi encontrada numa sala de estar de uma família francesa, pendurada atrás de uma porta.
Durante anos, este quadro esteve pendurado atrás de uma porta, praticamente esquecido e ignorado, na sala de estar de uma família francesa. A obra havia sido comprada em 1900, como sendo um original, mas o tempo foi passando e os herdeiros do quadro ficaram sempre com a ideia de que a mesma não passava de uma cópia barata.
O mistério só foi desvendado há pouco tempo, quando a família chamou um especialista de arte, da casa de leilões Daguerre Val de Loire, para avaliar o seu espólio.
"Quando entrei na sala de estar ela não estava muito bem iluminada. Comecei a ver o que havia e a fazer algumas estimativas e reparei que atrás de uma porta estava parte de uma pintura. Foi aí que descobri o quadro, foi uma enorme surpresa", explicou Malo de Lussac àAssociated Press.
Afinal, a pintura a óleo era nada mais, nada menos, que uma obra perdida do século XVII, denominadaThe Village Lawyer(a Vila do Advogado), do pintor holandês Pieter Brueghel, o Jovem.
Se os amantes de arte ficaram incrédulos com o aparecimento daquele que é um dos principais quadros do autor, para a família que convivia com a obra diariamente foi uma surpresa ainda maior, até porque no dia 28 de março, a obra foi leiloada em Paris e comprada por um solicitador suíço que ofereceu 850 mil dólares (perto de 780 mil euros).
De acordo com oArtNewspapper, Pieter Brueghel, o Jovem, nasceu em Bruxelas em 1564 e era filho de Pieter Bruegel, o Velho, um dos artistas mais importantes do Renascimento flamengo. Era conhecido pelas suas "representações vivas da aldeia", pelas "pinturas fantásticas de cenas infernais e grotestas" e por copiar as obras artísticas do seu pai. Ainda assim, os especialistas não têm a certeza de queThe Village Lawyerseja uma reprodução ou não.
Edições do Dia
Boas leituras!