O cantor português Salvador Sobral, que se tornou em 2017 o primeiro (e até agora único) português a vencer o Festival Eurovisão da Canção, cantou o tema Deslocado, da banda portuguesa NAPA e que vai representar Portugal na Eurovisão este ano, nas ruas do Uzbequistão.
O momento foi registado em vídeo, tendo sido difundido esta quinta-feira através das redes sociais pela banda portuguesa, que participa na próxima terça-feira, 13 de maio, na primeira semifinal do concurso internacional de canções.
No vídeo, é possível ver Salvador Sobral a caminhar pela rua acompanhado pelo seu guitarrista, o madeirense André Santos - que colaborou também com os NAPA na composição e gravação de Deslocado - a interpretar o tema.
A banda que venceu este ano o Festival da Canção da RTP, sendo assim eleita para representar Portugal na Eurovisão, partilhou o vídeo com a seguinte legenda (em inglês): "Salvador Sobral a cantar Deslocado nas ruas do Ubzequistão. Obrigado Salvador ??."
Salvador Sobral esteve recentemente no Ubzequistão, com a sua banda, a apresentar o seu álbum mais recente Timbre. A página de fãs do cantor difundiu, há dias, um vídeo da atuação de Salvador Sobral no Festival Internacional de Jazz da capital deste país asiático.
A banda madeirense, que conta já com dois álbuns editados, Senso Comum (2019) e Logo se Vê (2023) - e que, sabe a SÁBADO, planeava, antes da vitória no Festival da Canção, editar um disco novo ainda este ano -, anunciou recentemente concertos, agendados para janeiro do próximo ano, nos Coliseus de Lisboa e Porto.
O grupo que chegou a ser conhecido como Men on The Couch venceu o Festival da Canção da RTP este ano, com um tema sobre as saudades de casa e da terra de que se é natural, que no caso dos elementos dos NAPA é a ilha da Madeira. O sucesso da canção nas redes sociais, em particular no TikTok, tornou o tema o mais ouvido de entre as 20 canções a concurso.
Recentemente, a conta oficial da Eurovisão no Youtube partilhou um vídeo de uma nova versão do tema, gravada ao vivo pelos NAPA, por uma secção de cordofones e por um coro vocal. Pode vê-la no vídeo abaixo: