Após a vitória na 59ª edição do Festival da Canção, da RTP, os NAPA não esconderam a emoção, mas as opiniões dividiram-se nas redes sociais. Há quem elogie a vitória da banda madeirense, mas também há quem acredite que Portugal não irá passar na primeira semifinal do Festival Eurovisão, agendada para 13 de maio, em Basileia, na Suíça. De relembrar que desde que venceu a Eurovisão em 2017, Portugal só falhou o apuramento para a final em 2019, com Conan Osíris.
"A música dos NAPA é muito boa, mas não é para uma Eurovisão", escreve uma utilizadora na rede social X.
A banda madeirense, composta por Francisco Sousa (guitarra), João Guilherme Gomes (vocal e guitarra), João Rodrigues (bateria), Diogo Góis (baixo) e João Lourenço Gomes (piano), existe desde 2013 e venceu o Festival da Canção de 2025 com a música Deslocado (4º lugar júri; 2º lugar televoto).
Apesar das críticas nas redes sociais, também surgiram comentários positivos sobre a canção, que nas últimas semanas se tornou numa tendência no Tik Tok e cuja a letra é dedicada aos portugueses que estão longe de casa.
Os NAPA conquistaram 7 pontos do júri regional e 10 pontos do público. A canção Cotovia, de Diana Vilarinho (1º lugar júri, 6º lugar televoto), igualou esta pontuação, mas prevalece a canção mais votada pelo público.
Em terceiro, quarto e quinto lugar ficaram as músicas Medo, de Fernando Daniel (3º lugar júri; 3º lugar televoto), Wanna Destroy U', de HENKA (11º lugar júri; 1º lugar televoto), e Tristeza, de Josh (6º lugar júri; 4º lugar televoto), respetivamente. Depois de serem conhecidos os resultados, Portugal sofreu uma queda na tabela das probabilidade à vitória do site Eurovision World, encontrando-se neste momento na posição 22.
O músico Fernando Daniel fez questão de se manifestar nas redes sociais sobre a vitória dos NAPA e afirmou que a letra de Deslocado irá confortar "muitos [portugueses] que estão longe de casa".
Nas edições de 2018 e em 2021 também existiram empates entre os dois primeiros lugares e o vencedor foi decidido pelo voto do público. Em 2018, venceu a canção de Isaura, O Jardim, interpretada por Cláudia Pascoal, e em 2021, venceu a canção dos The Black Mamba, Love is On My Side.
A RTP alterou o modelo de concurso em 2017, passando a ter compositores convidados, além das canções submetidas a concurso. Estes ano foram convidados 14 autores: A Cantadeira, Beato, Bluay, Bombazine, Emmy Curl, EU.CLIDES, Fernando Daniel, Jéssica Pina, Luca Argel, Marco Rodrigues, Margarida Campelo, NAPA, Peculiar e Tiago Sampaio.
"Ontem foi uma noite indescritível. Muito obrigado a todos que nos apoiaram, estamos sem palavras e incrédulos com esta oportunidade. Será uma honra enorme representar Portugal nesta edição da Eurovisão", escreveram os NAPA numa publicação nas redes sociais. A final da Eurovisão da Canção acontece a 17 de maio.
Reveja aqui a atuação que venceu o Festival da Canção:
NAPA - Deslocado - Festival da Canção 2025