"Ladies’ Night", jantares para celebrar o talento feminino
O evento gastronómico começa a 8 de maio na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira. Além da anfitriã Catarina Correia, vão marcar presença quatro chefs convidadas.
Batizado deLadies’ Night, há um novo evento gastronómico em Portugal. Criado pelo escritor e curador gastronómico Nelson Marques e peloschefsCatarina Correia e Rui Paula, do restaurante Casa de Chá da Boa Nova (premiado com duas estrelas Michelin), em Leça da Palmeira, esteLadies' Nightchama-se assim como provocação.
"Quisemos pegar num conceito sexista, que usa as mulheres como isco em bares e discotecas, e fazer destas Ladies’ Nights noites de empoderamento das mulheres da alta-cozinha portuguesa", explica Nelson Marques, em comunicado.
DR
O primeiro jantar acontece a 8 de maio na Casa de Chá da Boa Nova e irá contar com a presença da chef anfitriã Catarina Correia e das chefs convidadas Ana Moura (Lamelas, Porto Covo), Aurora Goy (Apego, Porto), Louise Bourrat (Boubou’s, Lisboa) e Marta Caldeirão (Âmago, Lisboa). O menu de 10 momentos custa €290 e a harmonização de vinhos fica a cargo das sommeliers Cátia Oliveira (Casa de Chá da Boa Nova), Priscila Haddad (Sogevinus) e Daniela Rodrigues (Authentic)".
"Sinto que estamos a viver um momento em que as mulheres começam, finalmente, a ocupar mais espaço na gastronomia com visibilidade, reconhecimento e confiança. Mas sei também que o caminho para a igualdade de oportunidades ainda está longe de terminar", afirma, em comunicado, a chef Catarina Correia, que lidera a cozinha da Casa de Chá da Boa Nova desde a abertura, em 2014.
"Acredito que é fundamental estarmos unidas, celebrarmos o que foi conquistado e, sobretudo, continuarmos a apoiar-nos umas às outras. Estas Ladies’ Nights são sobre isso: talento, força e partilha".
O evento vai passar também pelo restaurante Boubou’s (Lisboa), da chef Louise Bourrat, a 7 de julho; e pelo Lamelas (Porto Covo), da chef Ana Moura, a 3 de outubro.