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BAFTA: "Emilia Perez" supera "Ainda Estou Aqui", "Conclave" e "O Brutalista" destacam-se

"O Brutalista", "Anora" e "Conclave" - que venceu o prémio maior: Melhor Filme - brilharam nos prémios de cinema britânicos. Já "Emilia Pérez" superou "Ainda Estou Aqui". Prenúncio para os Óscares?

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Edição de 13 a 19 de agosto
Lusa , Pedro Henrique Miranda 17 de fevereiro de 2025 às 11:27
Tristan Fewings/BAFTA/Getty Images for BAFTA

Conclave, de Edward Berger, foi esta segunda-feira considerado o Melhor Filme pela academia britânica, que lhe atribuiu quatro prémios BAFTA 2025, numa cerimónia que sagrou Adrien Brody como Melhor Ator e Mikey Madison como Melhor Atriz.

O filme de Edward Berger era o mais nomeado para os BAFTA, candidato a 12 galardões, e acabou por vencer quatro, o mesmo número de O Brutalista, mas mobilizando os dois principais prémios de Melhor Filme e Melhor Filme Britânico, seguidos de Melhor Montagem e Melhor Argumento Adaptado, que esteve a cargo de Peter Straughan.

O Brutalista também levou para casa quatro estatuetas, distinguindo Adrien Brody como Melhor Ator, Brady Corbert pela Melhor Realização, Lol Crawley pela Direção de Fotografia, e a Banda Sonora de Daniel Blumberg.

O papel de Mikey Madison em Anora valeu-lhe o prémio de Melhor Atriz, numa competição que tinha como concorrente Karla Sofía Gascón (Emilia Perez), a atriz transgénero que tem estado envolta em polémica desde a divulgação de tweets antigos com conteúdo racista e xenófobo.

O prémio de melhor Ator Secundário foi atribuído a Kieran Culkin pelo seu papel em A Real Pain, e Zoe Saldaña venceu na categoria de Melhor Atriz Secundária pela participação em Emilia Pérez.

Emilia Pérez, do francês Jacques Audiard, que era o segundo filme mais nomeado para os BAFTA, com 11 indicações, venceu ainda o Melhor Filme em Língua Não Inglesa, deixando para trás a produção brasileira Ainda estou aqui, de Walter Salles, protagonizada por Fernanda Torres, no papel de uma ativista, advogada e viúva de Rubens Paiva, o político brasileiro detido e torturado pela ditadura militar brasileira (1964-1985), no início dos anos 1970.

Wallace and Gromit: Vengeance Most Fowl levou para casa dois prémios: Melhor Longa-metragem de Animação e Melhor Filme para Crianças.

Os BAFTA são atribuídos pela Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão (BAFTA, na sigla original em inglês).

BAFTA e Óscares: o que os une e separa

Acontecem antes dos Óscares, reconhecem filmes em outras categorias e, pelo menos para quem assiste a partir de Portugal passam a horas decentes: este domingo, 16, a cerimónia de entrega dos British Academy Film Awards, ou BAFTA, decorreu entre as 19h e 22h, horas de Portugal continental.

Os prémios são considerados os mais importantes precursores do grande evento de Hollywood e premiaram os melhores filmes de 2024, deixando algumas pistas sobre quem poderá levar as principais estatuetas dentro de duas semanas, no dia 2 de março.

Com uma lista de nomeados a melhor filme mais curta do que os Óscares, os prémios britânicos não podem ser considerados um guia completamente fidedigno. Este ano, por exemplo, estavam nomeados para o BAFTA de Melhor Filme Anora, O Brutalista, A Complete Unknown, Conclave e Emilia Pérez, deixando de fora candidatos nos Óscares como Duna: Parte Dois, A Substância, Wicked e o brasileiro Ainda Estou Aqui - cuja protagonista, Fernanda Torres, também ficou de fora da lista britânica de melhores atrizes, apesar de constar da americana como uma das favoritas. 

A estatueta de melhor filme, no entanto, é uma das que regista mais variação entre as cerimónias: nos últimos 10 anos, o maior prémio de ambas as cerimónias foi para o mesmo filme apenas duas vezes. Já para as outras categorias principais, a semelhança é muito mais evidente, com os BAFTA a serem um muito mais fiel indicativo dos vencedores de Melhor Realizador e Melhor Ator e Atriz principais, estendendo-se, por vezes, a outras categorias, como performances secundárias, Argumento Original e Adaptado, Fotografia, Design de Produção ou Som.

Foi o que aconteceu no ano passado, em que os vencedores de todas estas categorias nos BAFTA foram reproduzidos nos Óscares - um total de 18 correspondências. Pode vir a ser, também, o que acontece este ano, já que existia uma admirável semelhança entre os nomeados dos dois prémios em quase todas as categorias.

Nos nomes em que diferiram, no entanto, esteve possivelmente a maior contribuição dos BAFTA para os cinéfilos. Estes prémios, afinal, concentram-se também no cinema britânico, e embora haja alguns filmes co-produzidos no Reino Unidos entre os nomeados e vencedores dos BAFTA (O Brutalista, Conclave, A Substância), estes deixaram de fora das principais categorias algumas nomeações dignas de nota.

O melhor local para encontrá-las era, naturalmente, na categoria de Melhor Filme Britânico, vencida por Conclave, mas em que constavam alguns filmes que lhe podem ter escapado ao radar. De entre estes, o mais celebrado talvez fosse Kneecap, falado em irlandês e que documenta a ascenção do trio de hip-hop do mesmo nome, com os músicos a interpretarem-se a si mesmos - foi nomeado ainda a Melhor Estreia de um Realizador, Produtor ou Argumentista Britânico (BAFTA que venceu), Melhor Casting, Melhor Argumento Original e Melhor Filme de Língua Estrangeira.

O realizador de culto Mike Leigh, reconhecido pelas técnicas pouco convencionais de improvisação na conceção dos seus filmes (Naked, Vera Drake, Peterloo) reuniu-se com Marianne Jean-Baptiste (nomeada a Melhor Atriz nestes BAFTA) - com quem fez o vencedor da Palma de Ouro de Cannes Secrets and Lies - em Hard Truths, outro dos mais elogiados a concorrer à estatueta. Apesar de nomeado a duas categorias, Hard Truths acabou por não vencer nenhuma.

A Semente do Figo Sagrado, de Mohammad Rasoulof, atualmente nos cinemas em Portugal, impôs-se como o filme iraniano mais celebrado do ano, com ecos dos protestos de 2022-2023 no Irão em torno da morte de Mahsa Amini, e estava nomeado para Melhor Filme em Língua Não Inglesa (acabou por perder para Emilia Pérez). E a irlandesa Saoirse Ronan estava nomeada a Melhor Atriz pela sua prestação em The Outrun, sobre o regresso de uma alcoólica em reabilitação à sua terra-natal, na Escócia - acabou por ver o prémio ser entregue a Mikey Madison, a atriz que protagoniza Anora.

A 78ª cerimónia de entrega dos BAFTA foi transmitida a partir do Royal Festival Hall, em Londres, e foi apresentada pelo segundo ano consecutivo por David Tennant. Contou também com performances dos Take That, a interpretar a canção Greatest Day, incluída em Anora, e Jeff Goldblum ao piano durante a secção In Memoriam.

Veja abaixo a lista de principais vencedores aos BAFTA 2025:

Melhor filme

  • Conclave
  • Anora
  • The Brutalist
  • A Complete Unknown
  • Emilia Pérez

Melhor filme britânico

  • Conclave
  • Bird
  • Blitz
  • Gladiator II
  • Hard Truths
  • Kneecap
  • Lee
  • Love Lies Bleeding
  • The Outrun
  • Wallace and Gromit: Vengeance Most Fowl

Melhor Atriz:

  • Mikey Madison - Anora
  • Cynthia Erivo - Wicked
  • Karla Sofía Gascón - Emilia Pérez
  • Marianne Jean-Baptiste - Hard Truths
  • Demi Moore - The Substance
  • Saoirse Ronan - The Outrun

Melhor Ator:

  • Adrien Brody - The Brutalist
  • Timothée Chalamet - A Complete Unknown
  • Colman Domingo - Sing Sing
  • Ralph Fiennes - Conclave
  • Hugh Grant - Heretic
  • Sebastian Stan - The Apprentice
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