Secções
Entrar

Filme israelo-palestiniano nos cinemas dia 20

"No Other Land", documentário feito por israelitas e palestinianos que mostra "a expulsão do povo palestiniano da sua terra", vai estrear em Lisboa e Porto.

Gonçalo Correia 06 de fevereiro de 2025 às 13:40
1 de 3
Foto: D.R.
Foto: D.R.
Foto: D.R.

O documentário No Other Land, feito por um coletivo de quatro ativistas e cineastas israelitas e palestinianos e nomeado este ano para o Óscar de Melhor Documentário, vai estrear em Lisboa e Porto, no Cinema Ideal e no Cinema Trindade, a 20 de fevereiro.

A informação foi dada na conta oficial do Cinema Ideal nas redes sociais, que indica que a estreia comercial em sala "resulta de uma colaboração entre a Filmin [plataforma de streaming onde é possível ver o filme] e o Cinema Ideal" e que acrescenta que "o filme estreia também no mesmo dia no cinema Trindade, no Porto".

Além de ter sido nomeado para um Óscar, o filme venceu o prémio de Melhor Documentário e o Prémio do Público no Festival de Berlim. Em Portugal, o filme foi exibido no festival IndieLisboa, onde venceu o Prémio do Público.

No Other Land é descrito pelo Cinema Ideal como "um ato de resistência, um documento essencial assinado por um ativista palestiniano e um jornalista israelita, unidos na vontade de mostrar ao mundo um conflito de décadas e a expulsão do povo palestiniano da sua terra" e mostra a "destruição das aldeias de Masafer Yatta, no extremo sul da Cisjordânia, às mãos dos soldados israelitas", lê-se por sua vez na plataforma Filmin.

Artigos Relacionados
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já