Partimos em reportagem, começando em Vila do Bispo para terminar no Cercal do Alentejo. Entre o mar e o interior profundo, em busca de praias, restaurantes e hotéis, ouvimos quem lá vive.
Fomos de Vila do Bispo ao Cercal do Alentejo para conhecer - em alguns casos, descobrir - o sudoeste alentejano e a costa vicentina. Começamos mais a sul.
Da Praia da Amoreira, seguimos para Aljezur e, daí, continuamos até uma das praias mais tranquilas desta costa parte da costa portuguesa: Almograve.
Entre o Alentejo e o Algarve, não faltam trilhos, a pé ou em bicicleta, para descobrir a paisagem e as tradições.
Claro que, numa viagem pelo sul de Portugal, não podem faltar restaurantes que merecem uma paragem prolongada. São estes os casos:
A pensar no descanso ao longo desta viagem de sul para norte, escolhemos 5 opções para passar a noite e entregar-se às noites estreladas ao sul.
A viagem termina em duas localidades que espelham um par de realidades no Alentejo: junto ao mar e terra adentro, mas separadas por uma curta distância de 15 quilómetros.