Sábado – Pense por si

Música de Dua Lipa enfrenta novo processo de direitos autorais

Produtor musical afirma que Dua Lipa utilizou gravações da sua música em “Levitating” e acredita ter direito a mais de 18 milhões de euros de direitos de autor.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas GPS
Luana Augusto com Ana Bela Ferreira 03 de agosto de 2023 às 08:00
REUTERS/Andrew Kelly/File Photo

A cantora Dua Lipa está a ser processada por ter alegadamente utilizado uma gravação detalk box, da qual nunca recebeu permissão, na sua músicaLevitating.

A acusação foi avançada pelo produtor musical Bosko Kante que garante que existia um acordo verbal que estipulava que a gravação só poderia ser usada em músicas originalmente gravadas e não em remixes.

Kante alega que Dua Lipa reutilizou o seu trabalho durante um dos seus remixes que cantou ao vivo. Agora a cantora poderá ter de pagar os 20 milhões de dólares (18 milhões de euros), que Kante acredita ter direito.

De acordo com o processo, o produtor de Levitating, Stephan Kozmeniuk terá abordado Kante, ainda em 2019, para a criação de uma música onde seria utilizada a talk box.

Levitating apesar de ter sido considerada um dos cinco maiores êxitos no Reino Unido, já foi alvo de três processos judiciais, incluindo o que foi apresentado agora pelo produtor musical.

Esta não é a primeira vez que a gravação é utilizada noutras músicas. O talk box já tinha sido tocado em faixas de artistas como Kanye West.

Artigos Relacionados
A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h