Sábado – Pense por si

De Vila do Bispo à Praia da Amoreira: do surf à ribeira que chega ao mar

Ricardo Santos
Ricardo Santos 03 de agosto de 2023 às 07:00

Vamos ver como há estradas nacionais e de terra, bifanas em pão tradicional, nómadas digitais, zonas proibidas a autocaravanas, arribas e areais únicos na Europa

A viagem é de sul para norte, pela Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, mas começa no Japão. Pode parecer estranho, mas explica-se facilmente. O ponto de partida para este roteiro no Sul de Portugal é a Praça de Tanegashima, em Vila do Bispo. Tanegashima é a ilha japonesa onde os navegadores portugueses desembarcaram em 1543, levando armas de fogo para um destino que não as conhecia. Esse primeiro contacto entre europeus e nipónicos ficou para a história, ao ponto de a expressão Tanegashima ser usada para identificar, em japonês, armas de fogo. Desde 1992, Vila do Bispo é cidade geminada com Nishinoomote, município da dita ilha, e o monumento (da autoria do artista plástico António Matos) no centro da praça algarvia homenageia essa relação de quase 500 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.