Sábado – Pense por si

Turismo de Portugal quer comprar Pousadas ao Pestana

14 de novembro de 2025 às 09:28
As mais lidas

Organismo público, que detém 51% do capital da Enatur, pretende adquirir os 49% do Grupo Pestana até ao final do próximo ano, quando termina o prazo de concessão da rede de Pousadas de Portugal que deve ser posta a concurso público.

Depois de, em 2003, o Governo ter escolhido vender 49% do capital da Empresa Nacional de Turismo (Enatur), por acumular prejuízos durante mais de uma década, o Executivo decidiu agora comprar, por via do Turismo de Portugal, a posição alienada ao Grupo Pestana, a quem, aliás, já comunicou a sua intenção, apurou o Negócios junto de fontes próximas do processo. À luz do plano, pretende-se que a Enatur volte a ser 100% propriedade do Estado em 2026, aproveitando o termo, a 31 de dezembro do próximo ano, da concessão da rede de Pousadas de Portugal, que deve ser posta a concurso público.

Turismo de Portugal quer comprar Pousadas ao Pestana até ao final de 2025
Turismo de Portugal quer comprar Pousadas ao Pestana até ao final de 2025 DR

Leia mais no .

Prioridade adiada: a Justiça à entrada de 2026

Maioria dos problemas que afetam o sistema judicial português transita, praticamente inalterada, de um ano para o outro. Falta de magistrados do Ministério Público e de oficiais de justiça continua a ser uma preocupação central. A esta escassez humana soma‑se a insuficiência de meios materiais e tecnológicos.