Sábado – Pense por si

Swaps: contribuintes já pagaram mais de 1,5 mil milhões à banca

Bruno Faria Lopes , Diogo Camilo 02 de dezembro de 2020 às 11:17

Cerca de 94% dos pagamentos de juros são ao banco Santander. Produtos comprados à banca por empresas públicas de transportes degradaram-se ainda mais desde o acordo com o banco em 2017.

Longe do mediatismo que já tiveram, quando o chamado caso dos swaps rebentou em 2012, os derivados financeiros contratados por quatro empresas públicas de transportes continuam a ser pagos anualmente pelos contribuintes. Desde o acordo entre o Estado e o banco Santander em 2017 até Outubro deste ano, o Metropolitano de Lisboa, o Metropolitano do Porto e a Carris entregaram ao Santander cerca de 1,2 mil milhões de euros por conta destes contratos, segundo dados fornecidos à SÁBADO pelas empresas e pelo ministério das Finanças. O valor, a título de comparação, é idêntico ao do reforço do Serviço Nacional de Saúde entre 2017 e o final de 2019, antes da pandemia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?