Sábado – Pense por si

Seul vai reduzir 30% exportações de aço para os EUA

26 de março de 2018 às 10:48
As mais lidas

A Coreia do Sul aceitou reduzir em 30% as suas exportações de aço para os Estados Unidos para escapar ao projecto norte-americano de taxar o aço, anunciou hoje o governo.

A Coreia do Sul aceitou reduzir em 30% as suas exportações de aço para os Estados Unidos, assim como a prorrogação de taxas sobre as carrinhas, para escapar ao projecto norte-americano de taxar o aço, anunciou hoje o governo.

Donald Trump, presidente dos EUA
Donald Trump, presidente dos EUA

As duas partes chegaram a um acordo "de princípio" sobre uma revisão do seu tratado de comércio livre de 2012 após várias semanas de negociações, afirmou hoje o ministro do Comércio sul-coreano.

A economia sul-coreana é fortemente dependente do comércio externo e os Estados Unidos são o seu segundo maior parceiro.

Segundo a nova versão do acordo de comércio livre EUA-Coreia do Sul, Seul abrirá mais o seu mercado automóvel aos construtores norte-americanos e aceita prolongar por 20 anos, até 2041, as taxas norte-americanas de 25% sobre as carrinhas sul-coreanas.

Em relação ao aço, Seul aceita uma quota anual de exportação para os Estados Unidos de 2,68 milhões de toneladas, ou seja, 70% da média das suas exportações anuais nos últimos três anos.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.