Sábado – Pense por si

Quem quer nacionalizar o Novo Banco?

Leonor Riso
Leonor Riso 05 de janeiro de 2017 às 19:28

As vozes a favor da entrada do Novo Banco na banca pública sucedem-se e vão da esquerda à direita. Garantias ao Estado e características dos candidatos motivam as críticas à venda

Em 48 horas, da esquerda à direita, surgiram vozes que protestam contra a venda do Novo Banco (NB). Se Louçã defende a integração da instituição na banca pública, Santana Lopes pede que o NB não seja "esquartejado". Porquê as críticas? Pense no Novo Banco como um bife: os candidatos Lone Star e Apollo/Centerbridge querem o lombo, mas também ficarão com os nervos – e por isso querem uma garantia do Estado caso esses sejam mais duros de roer que o esperado. Assim, os contribuintes podem ser chamados a pagar, conta que iria ao défice orçamental. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.