Sábado – Pense por si

O negociador de confiança de Costa no BES e na TAP

Joana Carvalho Fernandes 12 de abril de 2016 às 19:30

Diogo Lacerda Machado está no centro da polémica. Em Fevereiro de 2016, a SÁBADO publicou um perfil sobre "o negociador de confiança" do primeiro-ministro

Na adolescência, Diogo Lacerda Machado juntava dinheiro até ter o suficiente para comprar um bilhete de avião Lisboa-Porto. "Chegava lá e voltava para trás. Fazia a viagem apenas para voar", recorda à SÁBADO o amigo Cláudio Ramos Monteiro, antigo colega na Faculdade de Direito de Lisboa. Apaixonou-se pela aviação em criança. Agora é adepto de jogos virtuais de simulação de voo e os amigos garantem que sabe de cor o código de qualquer aeroporto do mundo. Se passar um avião, é muito provável que o advogado de 54 anos – o amigo de António Costa que ajudou o primeiro-ministro a negociar até reverter a privatização da TAP – consiga dizer, sem olhar para cima, de que aparelho se trata, a que companhia aérea pertence, de onde vem ou para onde vai. Tem uma característica a seu favor: "Uma memória pouco comum. É capaz de nomear a equipa titular do Sporting num jogo contra o Leixões em 1973", conta Duarte Moral, assessor de imprensa do Ministério da Justiça no tempo em que António Costa tinha a pasta, e amigo do advogado. "É muito bom com datas e factos. É muito difícil enganá-lo". Cláudio Ramos Monteiro não se recorda de que Lacerda Machado tenha feito uma oral sequer em todo o percurso académico. "Era aluno de 14 numa altura em que não se dava mais de 16".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.