Governante defendeu que "em Portugal fazem-se máquinas e equipamentos e presta-se o serviço à indústria a níveis que são dos mais elevados do mundo".
O ministro de Estado, da Economia e Transição Digital,Pedro Siza Vieira, apelou esta sexta-feira para que as empresas portuguesas optem por comprar bens de equipamento nacionais para as suas unidades.
Em declarações no final de uma reunião com empresas do setor dos bens de equipamento, o governante garantiu que "todas as projeções para os próximos anos apontam para que Portugal continue a crescer acima da média da União Europeia", lembrando que o que o executivo quer "é que cresça mais".
Para isso, assegurou, é preciso exportar "mais bens de equipamento e tecnologia de produção" e importar "menos equipamentos para alimentar o nosso esforço empresarial. Então o saldo comercial vai melhorar e o PIB [Produto Interno Bruto] vai crescer", garantiu.
"Em Portugal fazem-se máquinas e equipamentos e presta-se o serviço à indústria a níveis que são dos mais elevados do mundo", destacou o governante.
O objetivo do Governo é "assegurar que isso se torna mais notório para as nossas empresas industriais, quando compram bens de equipamento", disse Pedro Siza Vieira, acrescentando que se pretende "dar melhores condições de competitividade às empresas do setor para que aquilo que é a qualidade dos seus serviços e produtos seja acompanhada de uma maior capacidade de se promoverem e financiar os seus equipamentos".
A reunião entre as empresas e o Governo irá resultar num "compromisso", indicou o governante, detalhado que foi debatido em que áreas será possível "crescer mais rapidamente" e que medidas o Estado "pode assegurar para que estas empresas e as industriais possam melhorar a sua 'performance' [desempenho]".
Siza Vieira indicou ainda que o Governo está a estudar como alocar fundos comunitários a esta atividade.
Segundo dados enviados pelo executivo, o setor conta com mais de 29 mil empresas, que empregam quase 187 mil pessoas, sendo que o conteúdo importado de máquinas e equipamentos e material de transporte é acima de 70%.
Segundo os mesmos dados, estes equipamentos "explicam metade do crescimento das importações no período 2015-2019".
ALYN // MSF
Lusa/Fim
Ministro da Economia apela para que empresas comprem equipamentos nacionais
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
O famoso caso do “cartel da banca” morreu, como esperado, com a prescrição. Foi uma vitória tremenda da mais cara litigância de desgaste. A perda é coletiva.
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.