Sábado – Pense por si

Inflação acelera para 2,3% em outubro com preço dos alimentos a pressionar

Estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística revela que a variação homóloga da inflação em outubro voltou a acelerar. Inflação "crítica" abrandou.

A taxa de inflação terá acelerado, em termos homólogos, para 2,3% em outubro, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE). A pressionar nesta aceleração de duas décimas face ao mês anterior terão estado os preços dos alimentos, que voltaram a registar uma taxa de inflação superior a 2%.

João Cortesão/Medialivre

"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 2,3% em outubro de 2024, taxa superior em 0,2 pontos percentuais à observada no mês anterior", indica o INE, no boletim estatístico divulgado.

A inflação subjacente, que exclui do índice total os produtos que estão mais sujeitos a grandes variações de preços (alimentos não transformados e produtos energéticos) terá abrandado para 2,6%. O valor compara com uma variação homóloga de 2,8% observada no mês precedente, o que significa que a pressão sobre os preços dos produtos mais "estáveis" (como a saúde e educação) terá diminuído em outubro.

 O índice relativo aos produtos energéticos ter-se-á fixado em -0,2%, quando no mês anterior tinha sido negativo em -3,5%. Essa evolução deveu-se essencialmente à "conjugação do aumento mensal registado neste agregado (1,3%) com o efeito de base associado à redução registada em outubro de 2023 (-2,1%)", explica o INE.

Já a variação do índice referente aos produtos alimentares não transformados aumentou de 0,9% para 2,1% em outubro.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.