Sábado – Pense por si

Hospital privado abre em Aveiro em 2028 e vai criar 400 postos de trabalho

Lusa 20 de outubro de 2025 às 16:51
Capa da Sábado Edição 15 a 21 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de outubro
As mais lidas

A Trofa Saúde conta com 23 hospitais e clínicas em todo o país, tendo realizado mais de dois milhões de consultas e mais de 20 mil cirurgias.

O grupo Trofa Saúde vai construir um novo hospital em Aveiro, num investimento de cerca de 80 milhões de euros que irá criar 400 postos de trabalho, com abertura prevista para o final de 2028, foi hoje anunciado.

Trofa Saúde investe em hospital de referência em Aveiro, com abertura prevista para 2028
Trofa Saúde investe em hospital de referência em Aveiro, com abertura prevista para 2028 Luís Vieira/MediaLivre

"Este hospital será um hospital de referência, tanto às clínicas que já temos hoje no distrito de Aveiro, como também de apoio a toda a expansão que o grupo Trofa Saúde prevê fazer nos próximos anos aqui na região", disse Bruno Gomes, CEO do grupo Trofa Saúde, durante a cerimónia do lançamento da primeira pedra do novo hospital.

Segundo o mesmo responsável, a nova unidade contará com atendimento permanente 24 horas para adultos e crianças, bloco operatório com três salas para cirurgia, 100 camas de internamento, 100 gabinetes de consulta e serviços de enfermagem, análises clínicas e endoscopia e com suporte de uma imagiologia equipada com tecnologia de última geração, incluindo ressonância magnética, TAC, mamografia e ecografia.

"Com o Hospital Trofa Saúde de Aveiro vamos dar continuidade e diferenciação aos cuidados de saúde de excelência que já prestámos nesta região", referiu Bruno Gomes, adiantando que a nova unidade representa um investimento de cerca de 80 milhões de euros e vai criar 400 postos de trabalho.

Atualmente, o grupo Trofa Saúde conta com 23 hospitais e clínicas em todo o país, tendo acolhido no último ano mais 750 mil pessoas e realizado mais de dois milhões de consultas e mais de 20 mil cirurgias.

Na mesma ocasião, o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, disse esperar que a construção deste novo hospital privado venha colmatar a "enorme carência" existente ao nível da oferta de serviços de saúde.

"A oferta que temos hoje, por exemplo, é muito curta e, portanto, esta chegada da Trofa Saúde para nós é muito feliz. Lutámos muito por ela e estamos muito felizes por ver a obra acontecer", sublinhou o autarca.

Ribau Esteves disse ainda esperar que este investimento privado, que considerou ser o mais importante dos últimos anos, seja também inspirador e estimulador para que o Governo avance com a ampliação e qualificação do Hospital de Aveiro, criticando a "inércia absurda" dos governos anteriores que "andaram a empurrar para a frente".