Limites às margens de lucro e reduções temporárias do IVA para um cabaz de produtos estão a ser estudadas.
O Governo está a ponderar formas de atuar contra as margens de lucro de produtores, industriais e distribuidores perante aos aumentos dos preços verificados nos supermercados.
De acordo com o jornal Expresso, são medidas de caráter excecional e com caráter temporário. O Governo está a estudar um limite para as margens de lucro, semelhante ao ocorrido até 1984: existia um teto máximo de 15%.
Ojornal Correio da Manhãaponta que além dos limites, estão em cima da mesa estão reduções temporárias do IVA para um cabaz de produtos.
Esta quinta-feira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 17 processos-crime por especulação de preços em supermercados e hipermercados. Foram detetadas diferenças de 39% entre o preço afixado e disponibilizado ao consumidor e o pago em caixa.
Foram instaurados ainda 14 processos contraordenacionais, sendo as principais infrações detetadas o incumprimento à venda com redução de preços, a prática de ações comerciais enganosas, a falta de afixação de preços e a falta de controlo metrológico em instrumentos de pesagem de produtos alimentares.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.