Sábado – Pense por si

Função Pública já está a autorizar pré-reformas

SÁBADO
SÁBADO 08 de outubro de 2020 às 07:57

Afinal, já há funcionários públicos que viram pedidos de pré-reforma aprovados por municípios, regiões autónomas e até Governo. No continente, os professores continuam sem autorização, mas nos Açores já há docentes a receberem luz verde.

Se pudesse deixar de trabalhar a partir dos 55 anos com um corte salarial negociado com o seu empregador mas sem qualquer penalização na futura reforma, aceitaria? É mais ou menos assim que funcionam as pré-reformas no Estado. A região autónoma dos Açores já aprovou mais de 100 processos, as autarquias pelo menos dois, e o Ministério da Administração Pública (MMEAP) respondeu ao Negócios que autorizou cinco num total de 28 pedidos. Porém, ninguém revela quanto é que estes poucos funcionários passaram a receber.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.