Sábado – Pense por si

Governo avança com cadastro rústico em 153 municípios

SÁBADO
SÁBADO 08 de outubro de 2020 às 08:27

O objetivo é determinar quais são as terras sem dono conhecido e as câmaras têm à disposição 20 milhões de euros de fundos comunitários para financiar o processo. O Executivo quer ter 90% da área identificada em 2023.

O alvo serão 153 municípios da região centro e norte, qualquer coisa como 3,7 milhões de hectares e 8.694.011 matrizes prediais. Destas, apenas 2.740.544, menos de um terço do total, têm o registo feito. Para as restantes, a informação que há está desatualizada ou então não existe sequer informação. E é a todo este território que deverá chegar o cadastro simplificado, que avançou como projeto piloto em 2017 em dez concelhos afetados pelos grandes incêndios desse ano e que vai agora a ser alargado a todo o território onde não existe ainda um cadastro dos terrenos rústicos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.