Em Portugal, a prospecção e pesquisa de lítio vai avançar em seis zonas, cuja área foi reduzida para metade.
A Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) considera que a prospecção e pesquisa de lítio em Portugal terá "efeitos nefastos" e que os efeitos positivos nas economias regionais - que dependem da atuação das empresas - são "residuais". É o que indica a Avaliação Ambiental Estratégica da DGEG,citada pelo jornal Público.
Esta semana, a DGEG reduziu de oito para seis as áreas em que será feita a prospecção e pesquisa e as áreas a explorar viram o seu tamanho reduzido para metade. O concurso público avança nos próximos 60 dias.
"A especialização nos sectores da base económica que potencialmente podem beneficiar com as operações de prospecção e pesquisa é, de um modo geral, residual. O mesmo se constata, embora com valores médios ligeiramente mais elevados, quando se consideram as actividades que podem estar mais relacionadas com as intervenções em causa", indica a Avaliação Ambiental. "Cerca de 28,5% do total da área afecta à prospecção e pesquisa encontra-se inserida no Sistema Nacional de Áreas Classificadas ao abrigo do regime jurídico de conservação da natureza e da biodiversidade."
DGEG: Efeitos "residuais" da exploração de lítio na economia não superam "efeitos nefastos" nas regiões
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.