Sábado – Pense por si

Detectada operação cruzada entre o Banif e o BES

O vice-governador do Banco de Portugal reconheceu, perante a comissão parlamentar de inquérito ao Banif, uma operação cruzada com BES e o Banif

O vice-governador do Banco de Portugal (BdP), Pedro Duarte Neves, reconheceu esta quinta-feira, 21 de Abril, que foi detectada uma operação de financiamento cruzada entre o Banif e o BES, mas vincou a dificuldade de agir relativamente à mesma.

"Operações cruzadas são operações extraordinariamente difíceis de detectar. Elas são cruzadas, mas não são contractualmente cruzadas. Não há contratos a dizer que essas operações são cruzadas", declarou o vice-governador, ouvido na comissão parlamentar de inquérito em torno do Banif.  

Em causa está uma operação de financiamento casada entre o BES e o Banif em Agosto de 2014, quando o Banif concedeu crédito de 119 milhões a uma empresa do Grupo Espírito Santo (GES) - O BES seria alvo de uma medida de resolução nesse exacto mês e o Banif também foi resolvido em Dezembro de 2015.

Tal operação foi "identificada pela equipa de supervisão" do Banco de Portugal, admitiu Pedro Duarte Neves, mas o BES acabaria por cair nesse exacto mês. Pedro Duarte Neves está a ser ouvido na comissão de inquérito desde cerca das 18h.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.