Sábado – Pense por si

Costa e as decisões da UE: "Estamos a discutir se é uma pressão de ar ou uma bazuca"

SÁBADO
SÁBADO 23 de abril de 2020 às 20:18

Houve unanimidade dos 27 para que o fundo de recuperação económica da União Europeia, seja financiado por dívida europeia, mas divergência quanto à forma de o distribuir pelos Estados-membros. Holanda, Áustria, Finlândia e Suécia querem apenas empréstimos.

O primeiro-ministro, António Costa, acredita que, se tudo o que foi aprovado na reunião do Conselho Europeu desta quinta-feira for colocado em prática, a União Europeia vai ter uma "bazuca" para enfrentar a crise provocada pela pandemia de covid-19. Em conferência de imprensa, o chefe de Governo revelou que o Conselho Europeu encarregou a Comissão Europeia de apresentar urgentemente uma proposta de fundo de recuperação da economia europeia. Houve unanimidade dos 27 para que o fundo de recuperação económica da União Europeia (UE) seja financiado por dívida europeia, mas divergência quanto à forma de o distribuir pelos Estados-membros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.